Sendo considerado como um dos maiores ou se não o maior representante da sociologia alemã Max Weber, com seu método de análise sociológico que para alguns foi denominado como compreensivo ou interpretativo, gerou vários debates acerca dos modos positivistas de formulação das leis sociais que existiam em seu período de análise social.
Este método proposto por Weber em suas análises sociológicas é de extrema importância para as análises contemporânea, pois, é possível dialogar com diversas outras correntes teóricas e metodológicas a partir do método weberiano de análise social.
Max Weber defendia a ideia de que uma Ciência Social não poderia reduzir a realidade empírica a leis, tanto na escolha do tema a ser trabalhado quanto na explicação do acontecimento concreto, de acordo com Weber o cientista social deveria se direcionar por diversos fatores ligados à realidade dos fatos assim como os seus próprios valores, para dar sentido à realidade particular.
Sendo assim, a aplicação de seu método de análise compreensiva se torna primordial para a obtenção de respostas nas inferências sobre o objeto de estudo.
Uma das formulações a partir do método de análise weberiano é o conceito de ação social juntamente com o instrumento de analise de tipos ideias, que seria uma modelo de interpretação-investigação, e é a partir deles que o cientista social irá analisar as sociedades e as formas de ação no meio social.
Sendo para nós o mais recente entre os outros três pilares da sociologia clássica Auguste Comte (1798-1857), karl Marx (1818-1883) Émile Durkheim (1858-1917) Max Weber (1864-1920).
Weber pode observar que a sociedade não era “explicada” de forma tão simples e nem poderia ser harmoniosa como pensavam Comte e Durkheim, mas também não a imagina a partir de uma revolução como fazia Marx.
De acordo com o pensamento de Weber o papel da sociologia é observar e analisar os fenômenos que ocorrem na sociedade, buscando extrair desses fenômenos os ensinamentos e sistematizá-los para uma melhor compreensão.
Tanto a análise quanto método de Weber valorizavam as particularidades, ou seja, a formação específica da sociedade, entendendo a sociedade sob a perspectiva histórica, o que claramente o diferenciava dos positivistas.
Max Weber direcionou seus estudo e suas análise com ênfase para a sociologia da religião, a sociologia politica, administração publica ( governo) e economia.
Pois, para Weber, o núcleo da análise social constitui na interdependência entre religião, economia e sociedade, estes elementos podem ser observados em algumas de suas obras.
Na obra a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1904-1905), onde o mesmo buscou expor por que haviam surgido fenômenos culturais que iriam assumir um significado e uma validade universal Sendo que para ele o protestantismo e, especialmente, o calvinismo haviam estabelecido as bases do sucesso econômico, da racionalização da sociedade ocidental e, por último, do desenvolvimento do capitalismo.
Weber também procurou uma ética econômica das religiões que, com exceção do Islã, seria baseada em raciocínios histórico-empíricos (Ensaios para uma Sociologia da Religião, 1920-1921).
Nas suas obras publicadas postumamente, Economia e Sociedade (1922) e Ensaios sobre Economia (1922), Weber estabeleceu as bases metodológicas para a análise da economia e da sociedade.
O autor defendia que a investigação sociológica só era possível devido a uma multiplicidade de casos individuais, a partir do delineamento de modelos empíricos de análise, revelando-se este método decisivo nos estudos de cultura comparada.
A sua concepção de uma sociologia abrangente partia do conceito de conduta social, segundo o qual a Ciência devia explicar o fenômeno social a partir da investigação do comportamento subjetivo, que vincula o indivíduo a seus atos.
A investigação, independentemente de qualquer premissa ética, seria baseada nos interesses e nos juízos subjetivos do ser humano. Como havíamos mencionado, um dos conceitos chaves da obra e da teoria sociológica de Weber é a ação social.
De acordo com este autor: Por “ação” entende-se, neste caso, um comportamento humano( tanto faz tratar-se de um fazer externo ou interno, de omitir ou permitir) sempre que e na medida em que o agente ou os agentes o relacionem com seu sentido subjetivo.
Ação “social”, por sua vez, significa uma ação que, quanto a seu sentido visado pelo agente ou os agentes, se refere ao comportamento de outros, orientando-se por este em seu curso.(1994. p 4).
Podemos interpretar que ação social é um comportamento humano no qual os indivíduos se relacionam de maneira subjetiva, cujo sentido é determinado pelo comportamento alheio.
Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui à sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas.
Weber também se preocupou com certos instrumentos metodológicos que possibilitassem ao cientista uma investigação dos fenômenos particulares sem se perder na infinidade disforme dos seus aspectos concretos, sendo que o principal instrumento é o tipo ideal, o qual cumpre duas funções principais.
Primeiro a de selecionar explicitamente a dimensão do objeto a ser analisado e, posteriormente, apresentar essa dimensão de uma maneira pura, sem suas sutilezas concretas.
Tendo isto em vista acreditamos que este elementos legitimar a sociologia de Max Weber como compreensiva.
E nisto talvez esteja a principal diferença entre esses quatro grandes pensadores da Sociologia, Comte, Marx, Durkheim e Weber.