Home / Opinião

OPINIÃO

O protagonismo do teatro amador

Por Zander Fábio

O teatro amador é celebrado no dia 16 de dezembro como homenagem a atores e pessoas ligadas ao fazer teatral que não tem formação acadêmica em Teatro e Artes Cênicas ou registro profissional, mas cuja dedicação é feita com amor, comprometimento e prazer no fazer artístico. O trabalho se cumpre em escrever roteiros, realizar a montagem da peça, a construção dos cenários, figurinos, maquiagem e a interpretação dos personagens.

A distinção entre teatro amador e teatro profissional não é empreitada fácil, de modo breve e simplificado considera-se todo aquele feito sem fins lucrativos e de subsistência da companhia teatral, ou seja, é o teatro que acontece pelo amor às artes cênicas. A atividade envolve a dimensão simbólica cultural e vai além das necessidades econômicas do mercado cultural. É o desenvolvimento de atividades teatrais sem objetivo de obter lucro financeiro, pelo prazer, e não pelo ofício em si.

O teatro amador promove inclusão na sociedade por reunir um coletivo de pessoas, grupo de teatro amadores, moradores, igrejas, escolas e universidades. Na maioria dos casos da realização do teatro amador predomina o lado lúdico e pedagógico do fazer teatral. Também cooperam para o desenvolvimento de novas gerações de cidadãos participativos, críticos e novos talentos para as artes cênicas.

O teatro amador é fundamental para a sociabilização das pessoas, em virtude que as atividades teatrais são fundamentais às atitudes de cooperação, respeito, tolerância e aceitação das diferenças. E o teatro é multiplicador destes valores. Por fim, ele contribui para que a sociedade entre em contato com a cultura teatral desenvolvida no seu próprio espaço geográfico gerando uma troca de experiências e desenvolvimento de conhecimentos.

A Secretaria Municipal de Cultura apoia e incentiva apresentações de espetáculos e experimentos cênicos, por meio de festival de teatro e artes cênicas. Também realiza no mês de dezembro o primeiro Festival de Teatro Popular de Goiânia.

Na cidade de Goiânia há diversos grupos que se dedicam às atividades de expressão teatral e a Secretaria está aberta com seu programa gabinete itinerante que visa atender a população no local que for mais acessível aos atores e equipe técnica do teatro. O teatro amador é fundamental para a cultural local e viva as pessoas que fazem teatro apenas pelo amor de se estar em cena.

Zander Fábio é Secretário Municipal de Cultura de Goiânia

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias