Home / Opinião

OPINIÃO

Brasil, quadro caótico

Sabe-se, indubitavelmente, que o Brasil vem se encontrando em abissal fundo do poço, num funesto quadro caótico. Isto é, há mais de três anos e meio o país se vê terrivelmente descontrolado, desnorteado e, principalmente, desgovernado em diversos aspectos econômicos, políticos e sociais.

Observa-se, inquestionavelmente, que o “descontrole” do poder executivo nacional vem sendo conduzido por mãos despreparadas, desumanas e truculentas. Afetando negativamente e de modo avassalador imensa maioria da sociedade nacional. Ou seja, desde que Bolsonaro tomou posse que, praticamente, tudo piorou no território nacional. Melhor dito, a inflação galopante, fantasma tão famigerado, tão impactante voltou implacavelmente.

Pois, percebem-se, aumentos absurdos da conta de energia elétrica, da água potável, dos combustíveis, do gás de cozinha, dos alimentos como um todo, dos aluguéis, dos planos de saúde, dos medicamentos, dos transportes coletivos, dentre quase todos itens que proporcionam mínimo de dignidade para a sobrevivência da pessoa humana.

Além de crueldade, frieza e descaso ao lidar com a mortal pandemia de covid-19 e suas gravíssimas consequências. E mais, o atual governo federal fechou os olhos em relação aos garimpos ilegais, às criminosas e cruéis queimadas e incontáveis maldades contra os povos e terras indígenas.

Atitudes revoltantes somadas ao tratamento grosseiro e inescrupuloso contra profissionais de imprensa e seus concernentes veículos de comunicação. Além de diversos ataques covardes contra a justiça, especialmente aos membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para piorar ainda mais o gritante panorama brasileiro, nota-se desemprego em massa, imensuráveis filas dos ossos, casos de corrupção nos ministérios da educação e da saúde, e repugnantes escândalos de assédio moral e sexual protagonizados por Pedro Guimarães e determinados auxiliares diretos, na caixa econômica federal. Agrega-se ao rol em questão, vergonhosa e desqualificada comunicação do governo Jair Messias junto aos diversos líderes internacionais e aos empresários mundo afora.

Resumindo-se, há quase quatro anos o Brasil e seu respectivo povo vem sofrendo, implacavelmente, decorrências malignas de um governo federal desastroso, desumano e, essencialmente, inconfiável ao pé da letra.

Por fim, em razão da situação caótica a qual se encontra a federação brasileira, fica para reflexão pertinente lição do notável diplomata inglês e autor da obra-prima Utopia, Thomas Morus (1478-1535):”um governante que vive solitariamente no luxo e nos prazeres, enquanto à sua volta todos vivem em meio ao sofrimento e lamentações, estará atuando antes como carcereiro do que como um rei”.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias