Opinião

A culpa não é do funk

Diário da Manhã

Publicado em 11 de julho de 2017 às 01:23 | Atualizado há 8 anos

Ve­nho acom­pa­nhan­do em no­ti­ci­á­rios, mí­di­as so­ci­ais e si­tes, so­bre o pro­je­to de lei que cri­mi­na­li­za o funk, es­ti­lo ou gê­ne­ro mu­si­cal que tem em sua ori­gem ma­jo­ri­tá­ria vin­da dos su­búr­bi­os e co­mu­ni­da­des, ten­do iní­cio no Rio de Ja­nei­ro e se es­pa­lhan­do pa­ra ou­tros es­ta­dos, prin­ci­pal­men­te São Pau­lo. O funk tem em su­as le­tras um re­fle­xo da re­a­li­da­de po­pu­lar, uma re­a­li­da­de so­ci­al do nos­so pa­ís. Su­as le­tras con­ta­mi­na­das por um des­ca­so po­é­ti­co e cri­a­ti­vo, são fei­tas com ba­se no co­ti­dia­no vi­vi­do por eles, de acor­do com su­as vi­sões de vi­da, e tam­bém su­as re­a­li­da­des fi­nan­cei­ras. Tem co­mo fo­co o re­tor­no fi­nan­cei­ro, e com um bai­xo or­ça­men­to com pro­du­ções mu­si­cais e au­dio­vi­su­ais, tem uma res­pos­ta de mer­ca­do al­ta, do pon­to de vis­ta fi­nan­cei­ro. Tá aí, a fór­mu­la pa­ra o su­ces­so: bai­xo or­ça­men­to, le­tras fá­ceis com fra­ses me­ló­di­cas re­pe­ti­ti­vas, ros­tos bo­ni­tos (ou não) e o prin­ci­pal, o pú­bli­co, uma exa­ge­ra­da mas­sa de pes­so­as es­cu­tan­do al­go que tem em sua es­sên­cia o seu pró­prio es­ti­lo de vi­da. Uma das par­ti­cu­la­ri­da­des de mer­ca­do do funk é jus­ta­men­te o al­can­ce pa­ra ou­tras clas­ses so­ci­ais, co­mo to­do mun­do sa­be. Dai, des­ta acei­ta­ção, sur­gi­ram vá­ri­as ten­dên­cias do funk, co­mo o os­ten­ta­ção, que na ver­da­de se­ria a ide­a­li­za­ção de vi­da dos ga­ro­tos do gue­to, os que têm ape­los se­xu­ais, a re­a­li­da­de do su­búr­bio on­de o se­xo é bas­tan­te pre­co­ce e sem o mí­ni­mo de pu­dor. Tem tam­bém o funk que faz apo­lo­gia ao cri­me, pa­ra o uso de dro­gas, ao cri­me or­ga­ni­za­do, e que tam­bém não dei­xa de ser uma re­a­li­da­de da pe­ri­fe­ria. Nes­te ca­so eu acre­di­to que de­ve­ria ha­ver uma cer­ta cen­su­ra. Pos­so es­tar ge­ne­ra­li­zan­do, po­de exis­tir sim funk bem fei­to, com bo­as le­tras e com te­mas le­gais e in­te­res­san­tes. Os can­to­res, co­nhe­ci­dos co­mo “funkei­ros”, são em sua mai­o­ria jo­vens, às ve­zes me­no­res de ida­de. O que acon­te­ce aqui é que eles são pra­ti­ca­men­te usa­dos, co­mo fan­to­ches, pa­ra dar lu­cro aos em­pre­sá­rios e in­ves­ti­do­res. Co­lo­cam mu­si­cas ape­la­ti­vas que tem uma gran­de di­vul­ga­cao, com um re­tor­no fan­tás­ti­co, daí ocor­re o que eles cha­mam de su­ces­so. O pro­ble­ma é que o ba­ru­lho é al­to, mas não é con­sis­ten­te e ra­pi­da­men­te a mú­si­ca de­sa­pa­re­ce le­van­do o can­tor jun­to, ao es­que­ci­men­to. E de­pois são dei­xa­dos de la­do pe­lo mer­ca­do que su­ga­ram tu­do o que po­di­am e já não tem in­te­res­se no po­bre ar­tis­ta. Is­to são fa­tos. En­fim, ca­da um tem a sua re­a­li­da­de, não pos­so jul­gar o por­quê dos ga­ro­tos es­co­lhe­rem es­se ca­mi­nho, e as ve­zes nem eles se im­por­tam em ter uma car­rei­ra lon­ga e prós­pe­ra. Exis­te uma di­fe­ren­ça en­tre cur­tir o funk em uma ba­la­da e, se­pa­ran­do o con­tex­to ar­tis­ti­co, ser a fa­vor ou não. Eu par­ti­cu­lar­men­te até cur­to es­cu­tar funk na ba­la­da (Não es­cu­to em ou­tros am­bi­en­tes), só acho que es­sa car­rei­ra não va­le mui­to a pe­na, no que­si­to pro­fis­si­o­nal e ar­tís­ti­co. Po­rém, sen­do a fa­vor ou não do funk, acho que se­ria mui­ta ig­no­rân­cia ser a fa­vor des­se pro­je­to de lei, re­fe­rin­do-me aqui a sua pro­i­bi­ção ou cri­mi­na­li­za­ção. Vi­ve­mos em uma so­ci­e­da­de em que a de­mo­cra­cia é ex­tre­ma­men­te va­lo­ri­za­da e enal­te­ci­da. As­sim, a li­ber­da­de de ex­pres­são é um di­rei­to de to­do ci­da­dão pre­vis­to na cons­ti­tu­i­ção. Des­ta for­ma, In­de­pen­den­te do gê­ne­ro ter co­mo fo­co o di­nhei­ro, o funk não dei­xa de ser uma voz ou uma re­a­li­da­de cul­tu­ral do nos­so pa­ís, qua­se até um mo­vi­men­to, em que a fal­ta de co­nhe­ci­men­to e edu­ca­ção ge­ram es­sas coi­sas. O Bra­sil tem sem­pre es­sa ma­nia de jo­gar a cul­pa no ou­tro, e nun­ca se olhar no es­pe­lho. O pro­ble­ma é mui­to mai­or do a gen­te pen­sa. Cri­mi­na­li­zar o funk é ca­lar o po­vo gra­tui­ta­men­te de for­ma pre­con­cei­tu­o­sa, é aca­bar com opor­tu­ni­da­des, é aca­bar com so­nhos. Acho que che­ga a ser cli­chê fa­lar­mos que a “so­lu­ção” es­tá em uma edu­ca­ção que ge­re co­nhe­ci­men­to e in­for­ma­ção, mas tu­do bem, acre­di­to eu que não exis­ta ou­tra al­ter­na­ti­va. E o pi­or é que es­ta­mos em uma si­tu­a­ção tão pre­cá­ria que as ve­zes pen­so até que o en­si­no no Bra­sil se­ja al­go utó­pi­co, me fal­tan­do es­pe­ran­ças. A for­ma­ção co­mo ci­da­dão é um fa­tor cru­ci­al pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to de uma so­ci­e­da­de. O ce­ná­rio mu­si­cal bra­si­lei­ro é ape­nas um re­fle­xo do abis­mo em que nós en­tra­mos com a fal­ta de in­te­res­se e com­pe­tên­cia de nos­sos go­ver­nan­tes, com pés­si­mas ges­tões ba­nha­das a rou­bos, com to­do ti­po de cor­rup­ção. O ca­mi­nho é ex­ten­so e ár­duo, pre­ci­sa­mos sim­ples­men­te de pes­so­as que cum­pram com su­as obri­ga­ções com ca­rá­ter, ho­nes­ti­da­de e prin­ci­pal­men­te com von­ta­de de mu­dan­ça com o que re­al­men­te é ne­ces­sá­rio, em to­das as áre­as (acho mui­to cha­to ter que re­pe­tir is­so to­da vez). Não va­mos fu­gir do nos­so re­al pro­ble­ma. Em sín­te­se, te­nho meus gos­tos mu­si­cais, não sou to­tal­men­te eclé­ti­co, e de for­ma al­gu­ma ten­to im­por em al­guém, as­sim co­mo não gos­to que ten­tem me im­por. “Mú­si­ca boa” é bem re­la­ti­vo. Pra vo­cê po­de ser ru­im, mas pa­ra o ou­tro po­de ser bom. Po­de­mos ser crí­ti­cos e ex­pres­sar nos­sas opi­ni­ões com ar­gu­men­tos co­e­ren­tes e res­pei­to­sos, mas não de­ve ha­ver pre­con­cei­tos e im­po­si­ções na mú­si­ca. Não há cer­to e er­ra­do, ca­da um faz e es­cu­ta a mú­si­ca que qui­ser. Ho­je em dia as pes­so­as se afe­tam e se im­por­tam mui­to com o gos­to al­heio, em tu­do. Por­tan­to, me­nos ig­no­rân­cia ami­gos.

 

(Pe­dro Na­ves, can­tor e com­po­si­tor)


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