Opinião

A paciência do povo se esgotou com os gestores desonestos e incompetentes

Diário da Manhã

Publicado em 28 de junho de 2016 às 02:57 | Atualizado há 9 anos

Em momento que pipocam pelo país afora administrações, em todas as esferas de poder – federal, estaduais e municipais – incompetentes, despreparados e corruptos, me faz lembrar de homens públicos que dedicaram suas vidas ao trabalho do povo, principalmente os mais necessitados.

Quanta falta faz um administrador realmente comprometido com os elevados interesses do povo brasileiro. Já são raros os gestores que se preocupam com a eficiência, com a probidade e com a responsabilidade de realizar um trabalho verdadeiramente correto, honesto e voltado para o bem servir de uma comunidade.

Infelizmente, o que se vê, neste país, neste estado e em diversos municípios goianos, são detentores de cargos públicos interessados apenas no benefício próprio, de familiares e de grupos políticos e econômicos. São raros os políticos idealistas, sonhadores e que buscam trabalhar em prol de gerações futuras.

É com orgulho que relembro as figuras de Juscelino Kubitschek, Itamar Franco, Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Mário Covas, Franco Montoro, Teotônio Vilela, Pedro Ludovico, Mauro Borges, Iris Rezende, Otávio Lage, todos eles dedicaram suas vidas em prol do trabalho pelo desenvolvimento do país e de Goiás.

JK construiu Brasília, impulsionou o desenvolvimento econômico, através da indústria automobilística. Pedro Ludovico construiu Goiânia e abriu novos horizontes para Goiás. Mauro Borges realizou o primeiro governo planejado de Goiás e Iris Rezende cuidou da infraestrutura, com abertura de rodovias, instalou o Fomentar para atrair indústrias, construiu de escolas e o embrião da Universidade Estadual de Goiás, trouxe o mutirão para Goiânia e o estado, com a construção de mil casas em apenas um dia. Otávio Lage abriu estradas, impulsionou o crescimento do Estado.

É triste ver os governos federal, estadual e municipal iniciarem obras e não as concluindo, provocando desperdícios financeiros ao povo. Levam anos para concluir um hospital, uma estrada, uma escola. Uma vergonha. Agora mesmo estamos vendo a Ferrovia Norte-Sul inacabada. No estado, são tantas e tantas obras paralisadas. O aeroporto de Goiânia, obra dos governos federal e estadual, demorou dez anos para ser concluídos. Estamos vendo aí hospitais, estádio Olímpico e outras obras se arrastando no tempo. Nos municípios, prefeitos incompetentes não conseguem realizar as obras que prometeram.

Infelizmente, os governantes preferem torrar o dinheiro do povo com festas, cachês altíssimos para duplas sertanejas, cujos recursos poderiam ser aplicados em obras nas áreas da saúde, educação, segurança e habitação popular. Nos tempos de hoje não há espírito público e sim vontade em levar vantagem pessoal ou em benefício de familiares e aliados políticos.

Todo dia se vê, pela imprensa, denúncias de improbidade administrativa no governo federal, estados e municípios, com fraude em licitações, contratos superfaturados, enfim, um verdadeiro assalto aos cofres públicos. Algo inimaginável e que está agora à vista de todos.

As pesquisas de opinião pública apontam altos índices de reprovação da população em relação aos atuais governantes. É impressionante a rejeição do povo aos ocupantes de cargos públicos, em todas as esferas de poder. Para se constatar isso basta sair às ruas e conversar com as pessoas. O descrédito é grande em relação aos partidos, políticos, governantes.

Vejo como altamente positivo o que acontece atualmente no país, pois está se passando a limpo a administração pública, tanto no Executivo quanto no Legislativo. Essa farra de financiamento de campanhas, por parte das empresas, felizmente acabou. A Operação Lava Jato mostra que, ao invés de dinheiro ir para o caixa das campanhas, tinha como destino o bolso dos políticos.

Acredito que vai nascer um novo Brasil após essa varredura que vem ocorrendo nas diversas esferas de poder.

 

(Nailton de Oliveira, advogado, ex-prefeito de Bom Jardim de Goiás e ex-presidente da Associação Goiana de Municípios)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias