Opinião

Caminhos e desafios para reduzir a poluição

Redação

Publicado em 15 de setembro de 2022 às 13:59 | Atualizado há 3 anos

O Brasil começou o ano de 2022 com a meta de cumprir a legislação da fase 8 do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, o Proconve P8. Esta é a atual fase do programa que visa diminuir a quantidade de poluentes gerados pelos automóveis. O Proconve foi criado em 1986 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e conta com fases de evolução para o aprimoramento das questões ligadas à redução de emissões, desenvolvimento tecnológico e melhoria da qualidade dos combustíveis. 

As novas exigências da lei passaram a vigorar em 2022 para novos modelos de caminhões e ônibus e, em 2023, passarão a valer para todos os modelos fabricados e comercializados no Brasil. O Proconve P8 significará o fim das partículas suspensas que saem do escapamento em forma de fumaça preta.

Sabendo da importância do setor de transportes pesados para fazer girar a economia do país – cerca de 75% de toda a produção nacional é transportada pelos 2,2 milhões de caminhões, que cruzam diariamente as rodovias de Norte a Sul do Brasil, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) –, mas também ciente da responsabilidade com a preservação do meio ambiente e a vida no planeta, estamos trabalhando com o intuito de apontar caminhos para a efetiva redução de gases poluentes, como o investimento em tecnologia e a manutenção correta de veículos.

Neste cenário a tecnologia é uma grande aliada do meio ambiente. Nos últimos anos, os motores dos veículos passaram por grandes mudanças para atender às normas de emissões de poluentes. Hoje, se o teste do pano molhado for feito – quando um pedaço de tecido molhado e pressionado ao escapamento de um caminhão com os novos motores – ele sairá limpo. Mas para manter o padrão estabelecido pela legislação é preciso também excelência na manutenção do veículo.

Uma das novidades para realizar com eficiência a redução da emissão de gases nocivos à saúde é o sistema Denoxtronic, desenvolvido pela Bosch. A tecnologia usada neste modelo de pós-tratamento dos gases de escape é capaz de reduzir os níveis do poluente NOX – óxidos de nitrogênio, responsáveis pela acidez das chuvas, redução da camada de ozônio e formação de oxidantes fotoquímicos – “smog” – em até 95%. Isto significa uma grande vitória para a implantação definitiva, em 2023, do Proconve P8. O programa, que contribui tecnologicamente para a modernização dos motores, podendo, futuramente, auxiliar na exigência de descarbonização do transporte, foi assumido pelo Brasil no Acordo de Paris, assinado por 195 países em 2015.

Todos esses avanços devem ser comemorados em 16 de setembro, Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio. Mas fica também um alerta: o Brasil tem um grande desafio para cumprir os limites da emissão de gases poluentes, que é a renovação da frota nacional de veículos comerciais. As empresas de transporte seguem programas severos de manutenção, com monitoramento de sistemas e componentes. O país precisa de um trabalho de conscientização para que o motorista entenda que um veículo que funciona dentro das normas de redução de gases tóxicos é também um veículo mais econômico, que consome menos combustível. Com isso, todos saem ganhando, inclusive o meio ambiente.

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