Opinião

Como o fair trade (comércio justo) pode melhorar a vida das pessoas?

Diário da Manhã

Publicado em 28 de abril de 2016 às 01:56 | Atualizado há 9 anos

O termo Fair Trade a princípio parece complicado e difícil de entender, mas, nada mais é, do que uma forma de escolher o que consumir respeitando valores que vão além do valor monetário.

A evolução da sociedade é comumente avaliada através do aumento do nível de consumo. No entanto, isso não representa melhora na qualidade de vida. Infelizmente, esse critério é sempre confundido, fazendo com que valores humanos sejam substituídos por marcas efêmeras e produtos insignificantes.

Para ter acesso ao mercado, muitas empresas aumentam a escala de produção e criam uma demanda desnecessária, fazendo com que a sociedade consuma mais do que precisa, utilizando recursos naturais e humanos como se fossem infinitos, sem lhes dar o devido valor.

Uma alternativa relativamente recente para este problema foi a criação selos e certificações que protegem a origem e o processo de produção de diversos produtos, de frutas até roupas. No entanto, o que muitos não sabem, é que esses selos, apesar de garantir a origem e o processo produtivo, acabam se tornando uma barreira para os pequenos produtores que não tem como arcar com os altos custos para obter tal certificação.

A moda reflete muito bem essas confusões de valores versus preços. Por exemplo, hoje no Brasil somos pressionados a consumir roupas sem levar em consideração a nossa identidade e biótipo. Seguimos uma tendência inventada pela grande indústria e disseminada pela mídia de massa. E ainda por cima, a produção em massa – feita com o intuito de garantir preços “acessíveis” – gera inúmeros problemas trabalhistas, ambientais e sociais.

Como resolver problemas tão complexos? Uma solução simples seria adotar o Fair Trade, que nada mais é do que voltarmos no tempo, ou seja, produzir e consumir localmente. Para continuar a usufruir de uma sociedade globalizada e ainda produzir de maneira sustentável, precisamos pensar em formas inovadoras e criativas de produção e consumo.

 

(Fábio Uehara é sócio-fundador do LAB Fashion)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias