Opinião

Fluxo escolar: desafio da educação brasileira

Diário da Manhã

Publicado em 21 de janeiro de 2018 às 00:04 | Atualizado há 7 anos

É do co­nhe­ci­men­to de to­dos que o Bra­sil en­fren­ta um gran­de atra­so no pro­ces­so es­co­lar.  Po­de­mos com­pre­en­der es­te fa­to se re­al­men­te, ana­li­sar­mos a tra­je­tó­ria evo­lu­ti­va do Sis­te­ma Edu­ca­cio­nal Bra­si­lei­ro. Nas úl­ti­mas du­as dé­ca­das, os in­ves­ti­men­tos em Edu­ca­ção no pa­ís tem apre­sen­ta­do gran­des sal­tos, prin­ci­pal­men­te, após ano 2000. Há in­ves­ti­men­tos em vá­ri­as es­fe­ras, to­dos com o sen­ti­do úni­co de co­lo­car o Sis­te­ma Edu­ca­cio­nal bra­si­lei­ro den­tre os mais re­co­nhe­ci­dos pe­la qua­li­da­de, no mun­do in­tei­ro.

Mas, co­mo é his­tó­ri­co o atra­so es­co­lar no pa­ís, são his­tó­ri­cos tam­bém, os pro­ble­mas que per­mei­am es­ta bus­ca pe­la qua­li­da­de. São vá­rios os as­pec­tos que tem pre­o­cu­pa­do as au­to­ri­da­des e os pro­fis­si­o­nais de edu­ca­ção, ca­te­go­ria pro­fis­si­o­nal que fe­liz­men­te me in­cluo. Pos­so ci­tar en­tre os mai­o­res pro­ble­mas pe­los qua­is pas­sa nos­sa edu­ca­ção: o in­gres­so tar­dio do alu­no na es­co­la, a re­pe­tên­cia, o aban­do­no dos es­tu­dos e, a pró­pria fal­ta de qua­li­da­de edu­ca­cio­nal ali­a­da com o não de­sen­vol­vi­men­to do pro­ces­so co­mo um to­do de for­ma con­jun­ta ás ino­va­ções e trans­for­ma­ções tec­no­ló­gi­cas pre­sen­tes no mun­do.

São fa­to­res que, in­fe­liz­men­te, re­fle­tem nos­sa re­a­li­da­de. Por mais que o po­der pú­bli­co e en­ti­da­des pri­va­das lu­tem bra­va­men­te pa­ra sa­nar os em­pe­ci­lhos que tra­vam o cres­ci­men­to da qua­li­da­de edu­ca­cio­nal no pa­ís, lan­çan­do Pro­je­tos e Pro­gra­mas es­pe­cí­fi­cos pa­ra a Edu­ca­ção, ain­da nos de­pa­ra­mos com es­ta­tís­ti­cas es­tar­re­ce­do­ras. Ain­da em de­cor­rên­cia des­ses fa­to­res, o Bra­sil, pro­va­vel­men­te, e in­fe­liz­men­te, po­de­rá não atin­gir as Me­tas de con­clu­são do En­si­no Fun­da­men­tal e Mé­dio até 2022 co­mo es­tá pre­vis­to pe­lo Mo­vi­men­to  “To­dos Pe­la Edu­ca­ção”.

O To­dos Pe­la Edu­ca­ção, co­mo evi­den­cia o seu si­te ins­ti­tu­ci­o­nal, é um Mo­vi­men­to fi­nan­cia­do ex­clu­si­va­men­te pe­la ini­ci­a­ti­va pri­va­da, que con­gre­ga so­ci­e­da­de ci­vil or­ga­ni­za­da, edu­ca­do­res e ges­to­res pú­bli­cos e, tem co­mo ob­je­ti­vo con­tri­bu­ir pa­ra que o Bra­sil ga­ran­ta a to­das as cri­an­ças e jo­vens o di­rei­to à Edu­ca­ção Bá­si­ca de qua­li­da­de. Cri­a­do em se­tem­bro de 2006, o Mo­vi­men­to tra­ba­lha pa­ra que se­jam ga­ran­ti­das as con­di­ções de aces­so, al­fa­be­ti­za­ção e su­ces­so es­co­lar, além de lu­tar pe­la am­pli­a­ção e boa ges­tão dos re­cur­sos pú­bli­cos in­ves­ti­dos na Edu­ca­ção. Es­ses ob­je­ti­vos fo­ram tra­du­zi­dos em 5 Me­tas, com pra­zo de cum­pri­men­to até 2022, ano do Bi­cen­te­ná­rio da In­de­pen­dên­cia do Bra­sil.

As 5 Me­tas são pos­sí­veis de se­rem re­a­li­za­das e são mo­ni­to­ra­das pe­lo Go­ver­no Fe­de­ral a par­tir da co­le­ta sis­te­má­ti­ca de da­dos e da aná­li­se de sé­ri­es his­tó­ri­cas de in­di­ca­do­res edu­ca­cio­nais ofi­ci­ais. Elas ser­vem ain­da co­mo re­fe­rên­cia e in­cen­ti­vo pa­ra que a so­ci­e­da­de acom­pa­nhe e co­bre a ofer­ta de Edu­ca­ção de qua­li­da­de pa­ra to­dos. As Me­tas são: 1 – To­da cri­an­ça e jo­vem de 4 a 17 anos na es­co­la; 2 –  To­da cri­an­ça ple­na­men­te al­fa­be­ti­za­da até os 8 anos; 3 –  To­do alu­no com apren­di­za­do ade­qua­do à sua sé­rie; 4 – To­do jo­vem com o En­si­no Mé­dio con­cluí­do até os 19 anos; 5 – In­ves­ti­men­to em Edu­ca­ção am­pli­a­do e bem ge­ri­do.

O que se ob­ser­va, en­tre­tan­to, é uma pre­o­cu­pa­ção na­ci­o­nal com os ín­di­ces di­vul­ga­dos de acor­do com a Pes­qui­sa Na­ci­o­nal por Amos­tra de Do­mi­cí­li­os (PNAD) do Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (IB­GE) de 2009 que re­la­ta que o pa­ís atin­giu a me­ta in­ter­me­di­á­ria de con­clu­são pa­ra o En­si­no Fun­da­men­tal e a su­pe­rou pa­ra o En­si­no Mé­dio. De acor­do com os da­dos, to­das as ca­pi­tais em 2009 atin­gi­ram a me­ta in­ter­me­di­á­ria pa­ra o 5º ano do En­si­no Fun­da­men­tal em ma­te­má­ti­ca e pa­ra o 9º ano em Lín­gua Por­tu­gue­sa, mas, a mai­o­ria de­las não cum­priu a me­ta pa­ra o 5º ano em Lín­gua Por­tu­guê­sa e pa­ra o 9º ano em Ma­te­má­ti­ca. Ape­nas a re­gi­ão Cen­tro-Oes­te su­pe­rou as me­tas de con­clu­são pa­ra o En­si­no Fun­da­men­tal e o En­si­no Mé­dio em 2009.

O Flu­xo Es­co­lar, a par­tir de ago­ra, de­ve ser re­vis­to co­mo pri­o­ri­da­de, ha­ja vis­ta que é uma das Me­tas a se­rem al­can­ça­das. É mui­to im­por­tan­te que se ob­ser­ve, ana­li­se e ha­ja in­ter­ven­ções co­mo po­lí­ti­cas pú­bli­cas e pri­va­das pa­ra sa­nar pro­ble­mas in­di­ca­do­res de atra­so es­co­lar, co­mo a ta­xa de dis­tor­ção ida­de-sé­rie. O atra­so po­de re­sul­tar da en­tra­da tar­dia na es­co­la ou na re­ten­ção do alu­no, pon­tos es­ses li­ga­dos ao aces­so à es­co­la, aban­do­no e apren­di­za­gem ina­de­qua­da, den­tre ou­tros fa­to­res.

Cri­an­ças e jo­vens de 4 a 17 anos que de­ve­ri­am es­tar na Es­co­la, in­fe­liz­men­te ain­da não es­tão. Em 2022, 98% des­te gru­po etá­rio de­ve es­tar ma­tri­cu­la­do e fre­quen­tan­do as au­las. Uti­li­zan­do-me ain­da des­ses da­dos ofi­ci­ais, no­ta­mos que 3,8 mi­lhões de in­di­ví­duos nes­ta fai­xa etá­ria es­tão fo­ra da es­co­la, sen­do que os mai­o­res nú­me­ros des­ses jo­vens es­tão nos Es­ta­dos de São Pau­lo, Mi­nas Ge­ra­is e Ba­hia.

Exis­tem pes­so­as mui­to com­pe­ten­tes que es­tão en­ga­ja­das na lu­ta pe­la su­pe­ra­ção des­te his­tó­ri­co da Edu­ca­ção Bra­si­lei­ra. E, en­tre uma sé­rie de pes­qui­sa­do­res, a con­clu­são é só uma:  atu­ar con­ti­nua­men­te des­de a Pré-Es­co­la, mo­ni­to­ran­do e re­cu­pe­ran­do os ní­veis de apren­di­za­do dos alu­nos, evi­tan­do ao má­xi­mo o atra­so es­co­lar.

A re­ten­ção de­ve ser ado­ta­da co­mo úl­ti­mo re­cur­so, e nun­ca nas sé­ri­es ini­ci­ais. Se­gun­do afir­ma Tu­fi Ma­cha­do So­a­res, pro­fes­sor da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Ju­iz de Fo­ra, a cor­re­ção do atra­so es­co­lar é fun­da­men­tal nas mu­dan­ças es­tru­tu­ra­is e, pre­ci­sam acon­te­cer com ur­gên­cia pa­ra que as Me­tas pos­sam ser ple­na­men­te atin­gi­das até 2022. Por exem­plo, a Me­ta 4 (con­clu­são do En­si­no Mé­dio a até os 19 anos) só se­rá cum­pri­da até 2022 se pro­ble­mas co­mo de flu­xo es­co­lar fo­rem re­sol­vi­dos nos pró­xi­mos anos.

Os pró­xi­mos anos de­man­da­rão dos ges­to­res edu­ca­cio­nais, e de to­da a so­ci­e­da­de, po­lí­ti­cas efi­ca­zes que ga­ran­tam o di­rei­to à edu­ca­ção de qua­li­da­de pa­ra to­dos. Acres­cen­to que tal mis­são de­ve­rá ser am­pla­men­te com­par­ti­lha­da com   di­ri­gen­tes mu­ni­ci­pa­is, téc­ni­cos, do­cen­tes, ini­ci­a­ti­va pri­va­da, fa­mí­lia e com os pró­prios dis­cen­tes, pois, com­pre­en­do que é de­ver do Es­ta­do ofe­re­cer Edu­ca­ção de qua­li­da­de à to­das as cri­an­ças e jo­vens, en­tre­tan­to, di­an­te da am­pli­tu­de des­sa ta­re­fa e do qua­dro his­tó­ri­co da Edu­ca­ção Bá­si­ca no Bra­sil, so­men­te a ação dos go­ver­nos não se­rá su­fi­ci­en­te pa­ra al­can­çá-la.  Se­rá ne­ces­sá­rio a uni­ão de to­dos os seg­men­tos or­ga­ni­za­dos pa­ra que pos­sa­mos tra­ba­lhar pa­ra o re­al e, não pen­sar­mos que é utó­pi­co uma edu­ca­ção bra­si­lei­ra de qua­li­da­de. É fun­da­men­tal que te­nha­mos dis­cus­sões, de­ba­tes, sim­pó­sios, se­mi­ná­rios den­tre ou­tros que dis­cu­tam e exe­cu­tem ações pa­ra al­can­çar­mos e, por que não, su­pe­rar­mos, as me­tas pro­pos­tas pa­ra o pa­ís.

O en­vol­vi­men­to e com­pro­mis­so de to­da a so­ci­e­da­de é con­di­ção fun­da­men­tal pa­ra que pos­sa­mos pro­mo­ver o sal­to de qua­li­da­de que a Edu­ca­ção Bá­si­ca bra­si­lei­ra ne­ces­si­ta.

 

(Mar­cia Car­va­lho. Pe­da­go­ga, Psi­co­pe­da­go­ga, Mes­tra em So­ci­e­da­de, Po­lí­ti­cas Pú­bli­cas e Meio Am­bi­en­te. Fun­da­do­ra e Di­re­to­ra do Co­lé­gio Mais Pa­drão)

 


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