Formosa e o mais moderno complexo de eventos do Estado
Diário da Manhã
Publicado em 26 de agosto de 2016 às 02:15 | Atualizado há 9 anosConsiderado pelo Ministério do Turismo, como um dos principais destinos do país, por suas magníficas belezas naturais, com destaque para a Cachoeira do Itiquira – uma das mais altas da América Latina com 168 metros de altura –, Lagoa Feia, Lajedo, Gruta das Andorinhas, Buraco das Araras e o Rio Bandeirinha, o Município de Formosa irá ganhar o mais moderno complexo de eventos do Estado de Goiás.
O Centro de Convenções e a Arena Multiuso, que serão construídos na cidade, que é reconhecida pelos praticantes de voo a vela como um dos melhores locais do Brasil para se praticar esse esporte, vai superar até mesmo os equipamentos dessa natureza existentes na capital federal, Brasília, situada a apenas 75 quilômetros de Formosa.
Esse município histórico de Goiás, criado em 1º de agosto de 1843, por tropeiros e comerciantes que vinham da Bahia e Minas Gerais, e acampavam na região, batizada de Arraial dos Couros – homenagem aos viajantes que acampavam no local em barracas de couro –, que, além de uma fantástica riqueza natural, constitui-se numa das principais fronteiras do agronegócio brasileiro, dará um grande salto, a partir desse empreendimento.
Projetado através de uma parceria firmada entre o Sindicato Rural de Formosa, presidido pelo advogado e produtor rural, Ivan Ornelas, uma legenda combativa da luta pela histórica redemocratização do Brasil no início da década de 80, e a Quadrante, o complexo do Centro de Convenções e Arena Multiuso do Parque Agropecuário de Formosa, ocupará uma área construída de 16 mil metros quadrados.
Esse acordo, amparado em decisão unânime da Assembleia Geral do Sindicato, possibilitará a elaboração dos Projetos de Arquitetura, Urbanização, Paisagismo, Complementares e Execução de Obra e a Urbanização de todo o Parque de Exposições, bem como a construção de todo o complexo, com o devido registro de responsabilidade técnica no CAU/GO, a partir de parcerias que serão firmadas com grupos privados, os quais, além de investirem na viabilização dos projetos e obras, poderão implantar empreendimentos correlatos, como hotéis, restaurantes e shopping, para atendimento dos milhares de visitantes, turistas e participantes dos eventos. Percebendo a seriedade dos parceiros e as perspectivas altamente promissoras desse empreendimento, vários grupos privados já manifestaram interesse numa participação.
Todo o complexo será construído em perfeita sintonia com todas as normas de sustentabilidade, funcionalidade e acessibilidade, dentro dos mais modernos padrões de arquitetura e engenharia. Ele terá auditório para mil pessoas, pavilhão de exposições, cozinha industrial, espaços para até cinco eventos consecutivos e arena com capacidade de receber um público de até 20 mil pessoas.
Ele irá proporcionar, já durante a sua construção, prevista para um período de dois anos, do início à conclusão, um considerável impacto social e econômico no município e em toda a região do Entorno de Brasília. Isso se traduz na geração de centenas de postos de trabalho, diretos e indiretos, e na criação de uma nova infraestrutura e logística, que irá incrementar o fluxo turístico, atraído pelas notáveis cachoeiras de Formosa.
A própria localização privilegiada do terreno onde será edificado o complexo, à margem da BR-020 – Brasília-Fortaleza, principal ligação entre Goiás, DF e o nordeste brasileiro, facilita o acesso e, por conseguinte a realização de eventos de porte nacional, das mais diversas áreas sociais, classistas, institucionais e científicas no futuro complexo.
Por meio dessa iniciativa responsável, visionária e lúcida do presidente do Sindicato Rural de Formosa, Ivan Ornelas, inspirado nos ideais candangos de Juscelino Kubitschek, criador da vizinha Brasília, a entidade enquadrará um patrimônio de 160 mil metros quadrados nas exigências preceituadas nos dispositivos constitucionais e infraconstitucionais, concernente à função social da terra.
(Mauro Pereira, arquiteto, urbanista e empreendedor)