Hugol oferece aos goianos o que há de mais avançado na Medicina
Redação
Publicado em 17 de julho de 2015 às 23:25 | Atualizado há 10 anosA inauguração do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira, conhecido pela sigla Hugol, se constitui numa das obras mais importantes realizadas pelo Governo Marconi Perillo. Não somente pela estrutura da obra em si, mas pelo alcance social que tem, ao disponibilizar para a população que depende dos serviços públicos de saúde, um atendimento diferenciado em qualidade e resolutividade. O Hugol é uma promessa de campanha do governador, que respondeu à altura a confiança que nele depositaram os goianos, entregando-lhes uma unidade hospitalar dotada do que há de mais moderno e inovador no âmbito da saúde.
Construído pela Agetop (Agência Goiana de Transportes e Obras), o complexo hospitalar foi planejado para oferecer cobertura nas áreas de emergência, urgência e queimadura, destacando-se pelo fato de ser o primeiro hospital público, em Goiás e único no país com uma área destinada exclusivamente ao serviço de queimados de urgência. E ainda, com banco de sangue. Sua estrutura física e de equipamentos é condizente com os manuais que pregam a humanização do atendimento ao paciente, oferecendo ao mesmo tempo as condições ideias para que isso de fato ocorra na prática, por meio da atuação das equipes médicas e multidisciplinares que tratam o paciente com a visão de integralidade.
O conjunto de instrumentos e recursos tecnológicos de ponta disponíveis nesse complexo, somados aos ambientes projetados para agilizar o atendimento à população, vêm ao encontro dos anseios dos profissionais de saúde, que aliterão condições favoráveis para prestar um serviço de qualidade àqueles que buscam a unidade para tratamento.
Localizado no Setor Santos Dumont, na GO-070, Km 4, saída para Inhumas, o Hugol ocupa uma área de quase 138 mil m2, conta com 510 leitos, 21 consultórios médicos e um complexo cirúrgico com 21 salas de cirurgia, equipadas para prestar atendimento durante 24 horas por dia. Dentre os recursos disponíveis estão ainda: refeitório para 190 pessoas, auditório, estacionamento com 1 mil vagas, central de esterilização de materiais, laboratório de análises clínicas, imagem, diagnóstico e tratamento, tudo condizente com um hospital de primeira linha. Os serviços oferecidos dentro da unidade cumprem protocolo rigoroso, visando assegurar a qualidade no atendimento.
Mais do que uma promessa de campanha, plenamente resgatada, a decisão de investir numa obra com tais características e especificidades técnicas é uma resposta ao clamor da população, que sempre elegeu como prioridade absoluta em suas demandas ao poder público, o acesso à saúde gratuita e de qualidade.
Por ser médico e atuar como profissional da área, paralelamente às atribuições políticas que me foram delegadas pelos goianos, conheço de perto as dificuldades porque passa a população, sobretudo as camadas com menor renda, quando se trata de buscar os serviços de saúde na rede pública. São essas pessoas, as maiores beneficiadas com a inauguração do Hugol, um hospital projetado dentro de padrões internacionais de construção nesse segmento, voltado integralmente para os mais necessitados.
Parabéns, governador, e a toda a equipe envolvida no projeto, na edificação e na instrumentalização de todo esse aparato tecnológico de que os goianos, a partir de agora, poderão se gabar.
(Dr. Antonio, deputado estadual)