Opinião

Mensagem Pascoal

Diário da Manhã

Publicado em 1 de maio de 2016 às 01:04 | Atualizado há 9 anos

Aos amados em Cristo, filhos espirituais da Arquidiocese de São Paulo e todo o Brasil.

“Hoje é o Dia da Ressurreição. Resplandeçamos de alegria, porque a Páscoa é a Páscoa do Senhor; pois, Cristo, nosso Deus, nos fez passar da morte para a vida e da terra para o Céu. Cantamos a ele o Cântico da vitória e do triunfo.”

Os saudamos com a saudação pascal, saudação de júbilo e alegria pela ressurreição de Cristo, pela qual passamos da morte para a vida, como disse o hinógrafo no texto supramencionado: “pois Cristo, nosso Deus, nos fez passar da morte para a vida e da terra para o Céu” – dizemos: “Cristo ressuscitou”.

Usamos esta saudação da Boa Nova como fizeram os apóstolos e discípulos de Jesus, depois de terem atravessado o momento de tristeza e dor por seu Mestre Jesus Cristo, que foi crucificado, morte e sepultado, mas ressuscitou vitorioso depois de três dias. A partir de então eles passaram a saudar-se e cumprimentar-se uns aos outros, dizendo:

“Cristo ressuscitou! Verdadeiramente ressuscitou!”

Com esta magna saudação da nossa fé inicio, pois, meus votos pascais para todos vocês, filhos de nossa Arquidiocese, desejando que a luz da Santa Ressurreição, que emanou do sepulcro do Salvador e doador da vida, ilumine seus corações e suas vidas e os encha de alegria celeste, a qual, como ensinou o próprio Senhor, “ninguém lhes poderá  tirar”; rogo a Deus que lhes conceda, e aos seus entes queridos, a saúde física e espiritual, com a sua paz.

Neste ano peçamos, em nossas orações, pela paz em todo o mundo tão necessitado dela, especialmente em favor dos que mais sofrem, os filhos do nosso Oriente Médio, lugar da manifestação das religiões celestes e origem de civilizações. Peçamos a Deus que a celebração da ressurreição do Senhor seja, neste ano, tempo da ressurreição de nossa pátria e conseqüente fim das dores dos seres humanos que estão em sofrimento de maneira especial na Síria, berço da expansão do Cristianismo, cujo povo, membros das diferentes religiões, tem vivido a paixão, a destruição e a morte já há cinco anos, esperando o dia da ressurreição e da salvação.

Finalmente, queridos,

Roguemos junto ao Senhor Ressuscitado que levante a pesada pedra colocada sobre a terra da paz, assim como foi removida a pedra do seu sepulcro, para que a vida retorne aquela região, assim como a vida surgiu do sepulcro de Cristo, o vencedor da morte e doador da vida, para que possamos repetir juntamente, com verdadeira alegria e esperança numa vida melhor.

“ Cristo ressuscitou dos mortos, pisando a morte com a morte, e dando a vida aos sepultados”.

Feliz e abençoada Páscoa!

 

(Dom Damaskinos Mansour, arcebispo metropolitano da  Arquidiocese Católica  Apostólica  Ortodoxa Antioquina  de  São Paulo e todo Brasil)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias