O Natal como turismo de experiência
Diário da Manhã
Publicado em 16 de dezembro de 2017 às 00:17 | Atualizado há 7 anos
Para uma grande parte da população, o Natal é um momento festivo, de fazer uma ceia saborosa e farta e de trocar presentes, além disso, muitos aproveitam alguns dias de férias ou recesso de final de ano para ter uma experiência diferente e realizar uma viagem. O turismo de experiência é um segmento em alta no mercado, tem seu foco na experiência do consumidor, devendo oferecê-las de forma integral e exclusiva, que vão além da observação, gerando engajamento do turista com a população local e, consequentemente, uma ligação emocional com o lugar visitado.
Diversas cidades nacionais e internacionais, como Curitiba, Gramado e Nova Iorque, consagram-se por proporcionar esta experiência no Natal, atraindo turistas exclusivamente nesta época do ano para se encantarem nestas cidades. Goiânia ainda não aproveita muito bem esse perfil de turista que gosta deste espírito natalino. A prefeitura montou a mesma decoração do ano anterior na Praça Tamandaré.
Porém, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), numa parceria com o governo do Estado, tem o projeto Show de Natal com a Aldeia do Papai Noel, o Presépio do Vaticano, atrações artísticas e culturais e praça de alimentação, na Praça Cívica, além da campanha para distribuir brinquedos.
Além disso, algumas equipes de marketing de shoppings centers em Goiânia têm superado as expectativas de seus clientes, propiciando vivências extraordinárias no mês do Natal para atrair um público maior para a alegria dos lojistas. Nesta era digital, não basta fazer propagandas e publicidades comuns, faz-se necessário inovar e proporcionar ao consumidor uma experiência inusitada e inesquecível.
Seguindo este caminho, o Shopping Passeio das Águas apresenta Show de Natal com personagens de circo diariamente; o Goiânia Shopping traz a Parada de Natal com os ícones da Disney, iniciando a programação com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás com versões pop de músicas natalinas; e o Shopping Flamboyant está fazendo cair neve como atração surpresa em alguns momentos.
Por que não aproveitar esta data especial, e a própria iniciativa do setor comercial, para promover melhor Goiânia e tornar-se um polo receptor de turismo em uma estação de baixa sazonalidade no trade turístico? Com certeza terá o apoio de um mercado amplo, podendo articular parcerias, que envolve diretamente, hotéis, agências, bares, restaurantes, locadoras de automóveis, entre outros, além de diversas áreas do comércio de varejo.
(Raquel Lage Tuma, bacharel e mestre em Turismo, Doutora em Geografia, Estágio Doutoral na Universidade de Paris IV Sorbonne)