Opinião

O que antes era moroso em Goiás, agora é Vapt Vupt

Redação

Publicado em 10 de julho de 2015 às 23:13 | Atualizado há 10 anos

Em uma administração arrojada, criativa e determinada, do então governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, foi criado o programa Vapt Vupt objetivando ampliar o acesso do cidadão às informações e aos serviços públicos, visando proporcionar um atendimento diferenciado, rápido e eficaz, com qualidade, eficiência e produtividade. A primeira unidade fixa do Vapt Vupt foi inaugurada no dia 17 de outubro de 1999, e obteve grande aceitação e aprovação. A rede de unidades fixas e padrão se expandiram de forma espetacular, essa consolidação e aprovação popular são frutos de estudos, estatísticas, planejamentos e ações que envolvem grande vulto de recursos, tanto físicos como humanos e financeiros. Nesse programa são oferecidos serviços resultantes da participação de diversos órgãos, em regime de condomínio, atuam de forma descentralizada, utilizando recursos técnicos altamente desenvolvidos, com ênfase para a informatização. O reconhecido sucesso no desempenho de suas propostas está diretamente ligado aos princiais responsáveis pela excelência no atendimento ao cidadão. Para compor o seleto grupo de colaboradores do programa é necessário preparo e dedicação do servidor público, passando por processos de avaliação contínua e treinamentos direcionados aos objetivos do Vapt Vupt. Essa qualificação proporciona, dentre outros benefícios, a mudança da mentalidade do servidor público.

Naturalmente, todo cidadão se preocupa quando tem que resolver algum problema em uma instituição pública, pensa no tamanho da fila, no tempo necessário e se conseguirá resolver tudo que precisa. Em uma época não muito distante, o cidadão precisava de quase um dia inteiro, e mais, caso fosse necessário atendimentos em outros órgãos, às vezes deslocava-se de um a outro ponto extremo da cidade para as contemplações de cada uma de suas demandas. Os grandes sofrimentos daqueles tempos bem mais difíceis, agora são passados. Mantendo o foco no cliente, seguindo a política da qualidade “Evoluir continuamente, buscando o aperfeiçoamento do Sistema de Gestão do Programa Vapt Vupt e a satisfação do cliente cidadão”, neste mandato, o jovem e incansável Governador responsável pela implantação e modernização do Programa, tem um time especial com o secretário da SEGPLAN, gerentes de redes, gestores de unidades e servidores comprometidos e conscientes, que não se acomodam na zona de conforto, prezando pela excelência ao atendimento do cidadão com o máximo de qualidade e atenção.

Estamos vivendo um período de crise mundial, no Brasil os escândalos com as corrupções assustam nossa gente, entretanto, tenho o orgulho de ser goiano e viver nesse Estado bem administrado, e mais ainda de trabalhar no melhor e mais bem avaliado serviço público disponibilizado ao cidadão. Reclamar e protestar quando não concordamos com algo, faz parte do exercício da cidadania, quando ocorrem ações visando melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos devem ser reconhecidos. Toda modernização, informatização e facilitação de acesso do cidadão aos serviços e benefícios são bem vindos. O Programa Vapt Vupt é um dos nossos mais valiosos tesouros, onde também recaem as exigências que o conduzem ao reconhecido sucesso alcançado dia a dia e,  os servidores públicos que nele atuam são suas joias mais preciosas.

 

(Natal Alves França Pereira, servidor público, graduado em Ciências Contábeis, filiado à Associação Goiana de Imprensa)

 

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias