Opinião

O que é impossível?

Diário da Manhã

Publicado em 10 de junho de 2017 às 02:20 | Atualizado há 8 anos

A frase de um panfleto me motivou a refletir sobre o que é impossível; nele estava escrito: “crer torna possível o impossível”.

O amigo leitor pode definir o significado de tal termo de forma absoluta? Com segurança posso dizer e afirmar, absolutamente, que o impossível é tudo aquilo que não encontra amparo nas leis que regem o universo!

Cito alguns exemplos de coisas impossíveis: o ser humano viver sem oxigênio e alimento; voltar à vida normal depois de decretada a morte cerebral; ter uma perna regenerada depois de amputada; o morto ter suas funções vitais ativadas; etc… Deixo para o leitor a tarefa de ampliar a lista.

Posso dizer que o termo “crer” é usado como hipnótico para enfeitiçar os crédulos a viverem na quimera. Muito diferente é o emprego do crer como antecipação do saber; e da fé em si mesmo como fruto do conhecimento e domínio sobre as possibilidades humanas.

Nesse contexto são oportunas as Reflexões que convidam à revisão de certos conceitos, tópico do livro Curso de Iniciação Logosófica, do cientista e pensador González Pecotche (disponível gratuitamente no site www.logosofia.org.br).

Nessa obra o autor propõe que a palavra “crer” seja substituída pela palavra “saber”, sob a justificativa de que é sabendo – e não crendo – que o homem consegue ser verdadeiramente consciente do governo de sua vida, quer dizer, daquilo que pensa e faz. Por outra parte, o fato de crer – bem o sabemos – produz certo grau de inibição mental que entorpece e até anula a função de raciocinar. É assim que o homem fica exposto ao engano e à má-fé daqueles que tiram partido dessa situação.

Por isso o autor acima citado considera que “a crença pode assenhorear-se da ignorância, porém é inadmissível em toda pessoa inteligente que anele sinceramente o conhecimento da verdade. As pessoas de curtos alcances mentais são propensas à credulidade, porque ninguém as ilustrou devidamente sobre os benefícios que o fato de pensar – e sobretudo de saber – representa para suas vidas”.

 

(Adi Rodrigues da Silva, cultor de Logosofia)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias