PLR deve ser implantada? O que é melhor para a empresa?
Diário da Manhã
Publicado em 2 de julho de 2017 às 00:56 | Atualizado há 8 anos
A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) ainda é objeto de muitas dúvidas quanto à sua aplicação legal. Em que pese haver diretrizes expressas por força da Lei, o desconhecimento ou imprecisão no modo de condução da implantação destes benefícios pode, ao invés de alavancar produtividade e lucratividade, implicar em aumento de risco do passivo trabalhista e da carga tributária da empresa.
Entretanto, quando bem implantada, a PLR se torna uma ferramenta extremamente eficaz no acréscimo de motivação, que conduz os colaboradores a um maior comprometimento e gera uma melhor produtividade, propiciando aos empregados da empresa uma forma de partilhar de parcela dos lucros obtidos por ela com os seus empregados.
Considerando-se as vantagens fiscais que a lei proporciona, entre elas a isenção de encargos sociais e dedução com despesas no Imposto de Renda e ainda a não integralização ao salário, a implantação do programa de PLR numa empresa, quando corretamente conduzido, vem a ser mais vantajoso do que conceder aumentos salariais.
Algumas das vantagens da implantação do PLR nas empresas são assegurar maior comprometimento dos colaboradores nos lucros e nos resultados da empresa; incrementar o interesse dos empregados pelos negócios da empresa; além de remunerar os profissionais com uma parcela variável, de acordo com os desempenhos individuais, setoriais ou em equipe.
Outros benefícios são garantir o reconhecimento dos empregados pela parcela de contribuição prestada à empresa; sobre o pagamento não há incidência de encargos trabalhistas e previdenciários e são dedutíveis no imposto de renda da pessoa jurídica. Também permite melhorar a distribuição de renda aos trabalhadores, aumentando a participação dos trabalhadores nas mudanças dos processos produtivos e, consequentemente, elevando a produtividade e qualidade dos produtos e serviços, visando a satisfação dos clientes da empresa.
O sucesso da implantação de um Programa de Participação nos Lucros e/ou Resultados da empresa, segundo Ricardo Semler “a participação nos lucros ou resultados só tem chance de funcionar quando vem coroar um amplo e abrangente programa de participação dos empregados”.
O que você está esperando para implementar o programa em sua empresa.
(Fernando Bezerra é consultor em RH e sócio da ARMS Consultoria)