Opinião

Praticidade no atendimento pode ser diferencial na hotelaria

Diário da Manhã

Publicado em 26 de fevereiro de 2018 às 22:23 | Atualizado há 7 anos

O mer­ca­do ho­te­lei­ro na­ci­o­nal vol­tou a atra­ir in­ves­ti­do­res pa­ra o se­tor, es­sa re­cu­pe­ra­ção co­me­çou a des­pon­tar já no fi­nal de 2016 e vem se con­cre­ti­zan­do ao lon­go des­se ano, com re­sul­ta­dos ex­pres­si­vos no pri­mei­ro se­mes­tre e que tam­bém cha­mam a aten­ção ago­ra no se­gun­do.

Um dos prin­ci­pa­is mo­ti­vos pa­ra es­se cres­ci­men­to é o fa­to de que as em­pre­sas es­tão se pre­pa­ran­do pa­ra a re­to­ma­da da ati­vi­da­de eco­nô­mi­ca e im­plan­tan­do no­vas es­tra­té­gias e lan­ça­men­tos de pro­gra­mas de de­sen­vol­vi­men­to. A es­ta­bi­li­za­ção eco­nô­mi­ca no pa­ís, que con­ti­nua com que­da das ta­xas de ju­ros e de in­fla­ção faz com que no­vos fun­dos imo­bi­liá­rios se­jam es­tru­tu­ra­dos e pos­te­rior­men­te de­sen­vol­vam no­vos ho­té­is, mar­can­do o iní­cio de um no­vo ci­clo de ofer­ta ho­te­lei­ra.

Um pon­to bas­tan­te po­si­ti­vo so­bre a vol­ta de opor­tu­ni­da­des pa­ra in­ves­tir em ho­té­is é que is­so tu­do acar­re­ta no cres­ci­men­to da eco­no­mia na­ci­o­nal por mo­vi­men­tar vá­rios se­to­res em to­das as re­gi­ões do Bra­sil. A con­se­quên­cia dis­so é a ge­ra­ção de em­pre­gos di­re­tos e in­di­re­tos, re­qua­li­fi­ca­ção da ofer­ta tu­rís­ti­ca na­ci­o­nal e au­men­to da de­man­da ho­te­lei­ra nos prin­ci­pa­is seg­men­tos bra­si­lei­ros que são ne­gó­ci­os, la­zer e gru­pos de even­tos.

Pa­ra o ano de 2018, além do au­men­to da ta­xa de ocu­pa­ção, es­pe­ra-se que o Bra­sil atra­ia ain­da mais in­ves­ti­do­res, au­men­tan­do o de­sem­pe­nho das aqui­si­ções no mer­ca­do ho­te­lei­ro, gra­ças a ame­ni­za­ção da cri­se, a pers­pec­ti­vas de me­lho­ra da eco­no­mia e a ino­va­ções no se­tor.

Pa­ra man­ter o rit­mo de cres­ci­men­to e ino­va­ções do se­tor, ho­té­is e pou­sa­das tem in­ves­ti­do ca­da vez mais no con­for­to de seus cli­en­tes. E quan­do se fa­la em con­for­to não es­ta­mos ex­pon­do ape­nas os ser­vi­ços já co­nhe­ci­dos co­mo por exem­plo: ser­vi­ços de quar­to (ar­ru­ma­ção e lim­pe­za), ca­fé da ma­nhã, es­ta­cio­na­men­to, ma­no­bris­ta, wi-fi, en­tre ou­tros. Di­an­te da ne­ces­si­da­de apre­sen­ta­da pe­los hos­pe­des que não que­rem dei­xar a pis­ci­na ou ou­tra ati­vi­da­de de la­zer pa­ra fa­lar com al­gum fun­cio­ná­rio do ho­tel, foi su­ge­ri­do um sis­te­ma de cha­ma­das sem fio que po­de ser ins­ta­la­do em me­sas e lo­ca­is fi­xos nas áre­as co­muns do es­ta­be­le­ci­men­to e que quan­do acio­na­do, so­li­ci­ta a pre­sen­ça de um fun­cio­ná­rio pron­to a aju­dar o cli­en­te.

Di­an­te do avan­ço tec­no­ló­gi­co que vi­ve­mos, fa­ci­li­tar a vi­da dos hos­pe­des tem si­do um dos prin­ci­pa­is mo­ti­vos de su­ces­so em vá­ri­as ins­ti­tu­i­ções ho­te­lei­ras do Bra­sil. Sen­do um dos ma­les do sé­cu­lo a fal­ta de tem­po, os cli­en­tes não que­rem per­der ne­nhum mi­nu­to de su­as fé­rias ou mes­mo de seu tra­ba­lho du­ran­te a hos­pe­da­gem, por is­so, cri­ar um sis­te­ma que tor­ne prá­ti­ca sua es­ta­dia é uma for­ma de me­lho­rar o aten­di­men­to e, por­tan­to, au­men­tar a sa­tis­fa­ção en­tre os hos­pe­des.

Es­se sis­te­ma de cha­ma­da sem fio já é bas­tan­te uti­li­za­do em es­ta­be­le­ci­men­tos co­mer­ci­ais de ou­tros ti­pos, co­mo ba­res e res­tau­ran­tes e che­ga aos ho­té­is, pou­sa­das e ou­tros em­pre­en­di­men­tos de hos­pe­da­gem co­mo for­ma de fa­ci­li­tar a vi­da de cli­en­tes e fun­cio­ná­rios, pro­mo­ven­do uma ex­pe­ri­en­cia úni­ca pa­ra quem o co­nhe­ce. Mais uma vez o ser­vi­ço é que po­de fa­zer a di­fe­ren­ça na vi­da das em­pre­sas.

 

(Jo­sé Ru­bens Al­mei­da, gra­du­a­do em Ci­ên­cias da Com­pu­ta­ção e di­re­tor da AGM Au­to­ma­ção, em­pre­sa que pro­duz to­da a li­nha de equi­pa­men­tos de cha­ma­da sem fio jru­bens@psi­u­sem­fio.com.br)

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