Opinião

Slogans, crianças e democracias

Diário da Manhã

Publicado em 10 de maio de 2016 às 21:32 | Atualizado há 9 anos

Quem bei­ra os 50 anos sa­be do que vou fa­lar. Nas­ci ou­vin­do fra­ses fei­tas do ti­po “ma­tar um le­ão por dia” ou “quem não cho­ra não ma­ma”, mas a que mais me dei­xa per­ple­xo, a que mais foi in­cor­po­ra­da por gran­de par­te do po­vo bra­si­lei­ro é a ben­di­ta lei de Ger­son. A cé­le­bre fra­se era mo­te de um co­mer­cial de ci­gar­ros do fi­nal dos anos 70 e ti­nha co­mo pro­ta­go­nis­ta Ger­son de Oli­vei­ra Nu­nes ou sim­ples­men­te Ger­son. O “ca­nho­ti­nha de ou­ro” eter­ni­zou a se­guin­te fra­se: “O bra­si­lei­ro gos­ta de le­var van­ta­gem em tu­do, cer­to?”

Du­ran­te dé­ca­das, es­sa “fi­lo­so­fia” ou te­o­ria do es­per­ta­lhão to­mou con­ta do Bra­sil. Co­mo uma sim­ples fra­se po­de­ria ter tan­to sig­ni­fi­ca­do pa­ra aque­les que ain­da não ti­nham se aper­ce­bi­do que pos­su­í­am es­sas ca­rac­te­rís­ti­cas? Es­ta­va lá no DNA es­pe­ran­do a fra­se pa­ra se ma­ni­fes­tar. O re­su­mo dis­to era se vo­cê não for mais es­per­to que os ou­tros vai se dar mal. A cul­tu­ra do pas­sar a per­na to­mou uma pro­por­ção ini­ma­gi­ná­vel. Des­de fu­rar uma fi­la até su­bor­nar uma au­to­ri­da­de. Aqui­lo que era ca­rac­te­ri­za­do co­mo ce­na do ma­lan­do dos mor­ros ca­ri­o­cas, após es­se co­mer­cial to­ma­va con­ta do pa­ís e, prin­ci­pal­men­te, dos po­lí­ti­cos bra­si­lei­ros. Mal­di­to Ger­son!

Por que re­sol­vi tra­tar des­ses as­sun­tos em ple­no 2016? O mo­men­to é pro­pí­cio. O ce­ná­rio po­lí­ti­co se mos­tra em ebu­li­ção jus­ta­men­te na ho­ra em que te­mos tu­do pa­ra ini­ci­ar o pro­ces­so de des­mis­ti­fi­ca­ção des­sas cul­tu­ras. Os pro­ble­mas bra­si­lei­ros não se­rão re­sol­vi­dos sim­ples­men­te com o im­pe­di­men­to da pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, mas o con­cei­to co­me­ça a mu­dar.

A po­lí­ti­ca co­me­ça a ter um qua­dro de des­ta­que pe­ran­te a so­ci­e­da­de. Di­vi­dis­se es­pa­ço das no­ve­las, com os jor­nais e as me­sas re­don­das da po­lí­ti­ca na­ci­o­nal.

Vi­ve­mos em uma de­mo­cra­cia que en­saia os pri­mei­ros pas­sos, mas, com cer­te­za, fi­ca­re­mos em pé pa­ra, pos­te­rior­men­te, co­me­çar­mos a an­dar.

As cri­an­ças de ho­je já nas­cem com o DNA cor­ri­gi­do. A lei de Ger­son pa­ra as no­vas ge­ra­ções são ti­das co­mo im­pen­sá­veis, fo­ra de uso e ile­gais, gra­ças a Deus!

To­da es­sa dis­cus­são só tra­rá be­ne­fí­ci­os ao pa­ís. Vai de­mo­rar, mas os be­ne­fí­ci­os es­ta­rão vi­sí­veis em um ou­tro mo­de­lo de so­ci­e­da­de e in­de­pen­den­te­men­te de ní­vel so­ci­al.

Es­sa po­li­ti­za­ção nos aju­da­rá, in­clu­si­ve, nos ne­gó­ci­os. O bra­si­lei­ro sa­be que aque­le le­ão ma­gre­lo que tí­nha­mos que ma­tar pa­ra so­bre­vi­ver no iní­cio dos anos 80 se trans­for­mou atu­al­men­te em um ou­tro bi­cho, tal­vez em um zum­bi asi­á­ti­co vi­ta­mi­na­do no me­lhor es­ti­lo The Walking De­ad. Ago­ra, o seu con­cor­ren­te não é mais só o pú­bli­co in­ter­no, mas a sua con­cor­rên­cia es­tá es­pa­lha­da pe­lo mun­do. Qual­quer em­pre­sa em qual­quer lu­gar do pla­ne­ta po­de es­tar de olho no seu cli­en­te.

Ver a re­a­li­da­de po­lí­ti­ca atu­al, fa­zer com que as pes­so­as pen­sem a res­pei­to de co­mo se­ria uma so­ci­e­da­de mais jus­ta e en­si­ná-la a co­brar is­so ao Exe­cu­ti­vo, Le­gis­la­ti­vo e Ju­di­ci­á­rio é o pró­xi­mo pas­so. Edu­ca­ção pa­ra ge­rar­mos mais opor­tu­ni­da­des e ne­gó­ci­os. É is­so que pre­ci­sa­mos. Che­ga de Ger­son. Quem qui­ser que cu­i­de do coi­ta­do do le­ão!

 

(Sil­vio Bi­an­chi, pu­bli­ci­tá­rio, di­re­tor-pre­si­den­te da Tri­lha Tec­no­lo­gia, em­pre­sa es­pe­cia­li­za­da em ne­gó­ci­os B2B)

 

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