Opinião

Sonho do pai ou do aluno?

Diário da Manhã

Publicado em 24 de agosto de 2018 às 03:44 | Atualizado há 7 anos

O que sig­ni­fi­ca a es­co­la pa­ra o alu­no? Uma per­gun­ta que po­de pa­re­cer mui­to sim­ples, mas é ape­nas a pon­ta do fio de uma ex­ten­sa me­a­da que po­de tan­to se­guir re­ta e tran­spa­ren­te as­sim co­mo po­de se trans­for­mar em nós qua­se im­pos­sí­veis de de­sa­tar.

Is­so ocor­re por­que a for­ma­ção do sig­ni­fi­ca­do da es­co­la pa­ra ele não co­me­ça na pró­pria ins­ti­tu­i­ção nem na ida­de es­co­lar, mas sim nos pri­mei­ros anos de vi­da, em ca­sa, quan­do es­ta cri­an­ça as­sis­te aos que es­tão a sua vol­ta dar va­lo­res e con­cei­tos, nem sem­pre os me­lho­res, so­bre o que é a es­co­la e o que é es­tu­dar. Es­te pri­mei­ro con­ta­to mar­ca a cri­an­ça. Nos pri­mei­ros di­as, mes­es e até anos de es­co­la, ima­gens cri­a­das na in­fân­cia so­bre is­so vão as­som­brar ou es­ti­mu­lar seu de­sen­vol­vi­men­to – mes­mo que se­ja su­bli­mi­nar­men­te.

Por is­so, no am­bi­en­te es­co­lar ca­be ao gru­po de ope­ra­ção – di­re­to­ria, pro­fes­so­res e co­la­bo­ra­do­res – trans­for­mar ou re­trans­for­mar o am­bi­en­te, cri­an­do um cli­ma pa­cí­fi­co e ami­gá­vel, sub­sti­tuin­do in­ter­pre­ta­ções acu­mu­la­das fo­ra des­te am­bi­en­te pe­la es­co­la de fa­to. Ou­tro pro­ble­ma, den­tro des­te mes­mo am­bi­en­te, po­de ser a pró­pria abor­da­gem pe­da­gó­gi­ca que mui­tas ve­zes pe­cam na for­ma de de­fi­nir, apre­sen­tar e de­sen­vol­ver os es­tu­dos pa­ra a cri­an­ça. A es­co­la não po­de co­me­ter o mes­mo er­ro da fa­mí­lia. Não en­trar no dis­cur­so fá­cil do ga­nho fu­tu­ro, do fi­nan­cei­ro, já se­ria um bom ca­mi­nho.

Em ca­sa, na­tu­ral­men­te, na con­ver­sa en­tre adul­tos, o es­tu­do é apre­sen­ta­do (e a cri­an­ça cap­ta is­so) co­mo uma es­ca­da pa­ra o fu­tu­ro, sem­pre fo­ca­da no ga­nho fi­nan­cei­ro, bens de con­su­mo, en­tre ou­tras mo­ti­va­ções li­ga­das à mo­ne­ti­za­ção. As com­pa­ra­ções com pri­mos e ami­gos só vão re­for­çan­do, du­ran­te a for­ma­ção, que o de­se­jo é que a cri­an­ça bus­que o ca­mi­nho do di­nhei­ro – mes­mo que não te­nha na­da a ver com seus de­se­jos pes­so­ais.

Se a es­co­la fi­zer ca­mi­nhos pa­re­ci­dos, te­re­mos não alu­nos com vi­são dis­tor­ci­da do en­si­no, pes­so­as que es­tu­dam pa­ra ga­nhar di­nhei­ro e te­rem pa­tri­mô­nio. As­sim, sem pra­zer em es­tu­dar, lo­go a mui­to lon­ga ca­mi­nha­da do alu­no se tor­na en­te­di­an­te e obri­ga­tó­ria.

A im­po­si­ção do “lu­cro”, do en­ri­que­ci­men­to, com o es­tu­do, é uma tor­tu­ra men­tal que não pre­ci­sa acom­pa­nhar o es­tu­dan­te du­ran­te mais de uma dé­ca­da de ban­cos es­co­la­res. A cri­an­ça cres­ce pen­san­do quan­to ela vai ga­nhar em di­nhei­ro e não em co­nhe­ci­men­to. O de­sen­vol­vi­men­to pes­so­al pre­ju­di­ca­do aca­ba for­man­do pro­fis­si­o­nais frá­geis, que se for­mam em áre­as que não con­tem­plam su­as com­pe­tên­cias e gos­tos. Na prá­ti­ca, dis­tor­cem des­de o co­me­ço o ob­je­ti­vo do en­si­no.

Mui­tas fa­mí­lias já es­co­lhem a es­co­la do fi­lho pe­lo fa­to des­ta ter um di­re­cio­na­men­to ou uma pre­pa­ra­ção vol­ta­da pa­ra uma pro­fis­são es­pe­cí­fi­ca, que me­lhor re­mu­ne­ra e que o le­ve a re­a­li­za­ção do so­nho de ser “ri­co”. O le­ga­do do pai pa­ra o fi­lho nes­te sen­ti­do aca­ba sen­do sua frus­tra­ção com sua car­rei­ra e com os es­tu­dos. Al­guns ain­da im­põ­em uma “agen­da de vi­da” com um fo­co que a cri­an­ça de fa­to não se in­te­res­sa­ria por con­ta pró­pria, e, no fim, apren­di­za­do vi­ra um cas­ti­go, uma obri­ga­ção com um prê­mio dis­tan­te, in­com­pre­en­di­do, que vi­rá da­qui a uma dé­ca­da.

De­ve se fa­lar sim do la­do fi­nan­cei­ro da vi­da, mas es­te não de­ve ser o prin­ci­pal ob­je­ti­vo pa­ra se es­tu­dar e mui­to me­nos pa­ra se fa­zer a es­co­lha pro­fis­si­o­nal, a qual de­ve ser pau­ta­da pe­lo ob­je­ti­vo de con­se­guir se re­a­li­zar co­mo pes­soa e de cum­prir de for­ma efi­ci­en­te o ofí­cio es­co­lhi­do. Afi­nal, ser fe­liz e sa­dio é mais im­por­tan­te do que ter di­nhei­ro.

Por tu­do que foi ex­pos­to, ca­be­rá à es­co­la uma es­tra­té­gia pe­da­gó­gi­ca mais fo­ca­da em pro­pi­ci­ar o de­sen­vol­vi­men­to pes­so­al de ca­da alu­no, res­pei­tan­do as es­pe­ci­fi­ci­da­des in­di­vi­dua­is e aju­dan­do, atra­vés de ori­en­ta­ção, os pa­is tam­bém a res­pei­tá-las, uti­li­zan­do co­mo meio o di­á­lo­go, a re­fle­xão e evi­tan­do o sen­so co­mum e as con­ven­ções so­ci­ais.

 

(Pau­lo Ar­can­jo, ad­vo­ga­do e di­re­tor do co­lé­gios Me­tro­po­li­ta­no e Me­tro­po­li­ta­no Jr. – me­tro­po­li­ta­no@me­tro­po­li­ta­no-go.com.br)


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