Opinião

Vivemos a luta de classes

Diário da Manhã

Publicado em 21 de maio de 2016 às 02:57 | Atualizado há 9 anos

Mais do que a dis­pu­ta po­lí­ti­ca en­tre opo­si­ção e go­ver­no on­de o ódio, a ir­ra­ci­o­na­li­da­de, a dis­pu­ta chu­la en­tre o po­der pe­lo po­der, te­mos uma gran­de cor­ti­na de fu­ma­ça que es­tá na ra­iz des­ta cri­se.

Vi­ven­cia­mos a mais clás­si­ca e se­cu­lar lu­ta de clas­ses no Bra­sil em seu con­cei­to mais am­plo. Se­gun­do os fi­ló­so­fos Karl Marx e Fri­e­drich En­gels que cri­a­ram o ter­mo lu­ta de clas­ses pa­ra de­sig­nar os con­fli­tos que exis­tem en­tre os mem­bros das clas­ses mais abo­na­das e os das clas­ses in­fe­rio­res. Pa­ra Marx, as lu­tas de clas­ses fo­ram ao lon­go dos anos um dos vá­rios mo­ti­vos pa­ra as re­vo­lu­ções na his­tó­ria mun­di­al. Marx di­vi­diu a so­ci­e­da­de em pro­pri­e­tá­rios, re­pre­sen­ta­dos pe­la bur­gue­sia, e tra­ba­lha­do­res, re­pre­sen­ta­dos pe­lo pro­le­ta­ri­a­do, que eram os úni­cos tra­ba­lha­do­res.

Ho­je as clas­ses abas­ta­das são de­no­mi­na­das eli­tes, e as in­fe­rio­res, os mi­se­rá­veis ou tra­ba­lha­do­ra.

Uma das ca­rac­te­rís­ti­cas das eli­tes so­frem inú­me­ros com­ple­xos, sen­do o mais ca­rac­te­rís­ti­co o de “vi­ra-la­tas”, cu­nha­do pe­lo gran­de mes­tre Nel­son Ro­dri­gues on­de seu con­cei­to de in­fe­rio­ri­da­de fren­te às eli­tes in­ter­na­cio­nais, as co­lo­ca co­mo sub­ser­vi­en­tes e su­bal­ter­nas. Não há con­cei­to na­ci­o­nal e tão pou­co o mí­ni­mo de au­to­es­ti­ma de nos­sa eli­te; ou­tra mar­ca que a com­põe é o enor­me des­pre­zo, pre­con­cei­to, e mui­tas ve­zes ódio das ca­ma­das in­fe­rio­res de nos­sa so­ci­e­da­de.

Es­te con­fli­to se agra­vou no mo­men­to que uma par­ce­la da clas­se tra­ba­lha­do­ra ou mi­se­rá­vel pas­sou a ter aces­so aos bens, an­tes ex­clu­si­vos, de nos­sas eli­tes.

A ger­mi­na­ção do ódio dos es­pa­ços per­di­dos co­mo os ae­ro­por­tos, as uni­ver­si­da­des, as prai­as, en­tre ou­tros, não fo­ram su­pe­ra­dos pe­los “do­nos” des­tes di­tos bens.

A fal­ta de per­cep­ção do go­ver­no de não en­xer­gar es­sa pa­ra­dig­ma co­lo­ca em xe­que as con­quis­tas da clas­se tra­ba­lha­do­ra e dos di­rei­tos ele­men­ta­res dos úl­ti­mos anos.

O anal­fa­be­tis­mo his­tó­ri­co ou o abur­gue­sa­men­to de se­to­res an­tes pro­gres­sis­tas au­xi­li­a­ram no gol­pe, ho­je im­pe­tra­do por nos­sas eli­tes.

A fal­sa ban­dei­ra da éti­ca e da mo­ra­li­da­de, sem­pre usa­da nas lu­tas de clas­ses, es­con­de ver­da­dei­ra­men­te qua­is as in­ten­ções na­da re­pu­bli­ca­nas e re­pug­nan­tes das eli­tes pá­tri­as.

O que es­tá em jo­go é o fim dos di­rei­tos da clas­se tra­ba­lha­do­ra, o re­tro­ces­so de con­quis­tas so­ci­ais, e a re­to­ma­da do po­der dos que sem­pre vi­ve­ram de pri­vi­lé­gios do Es­ta­do.

Nos­sas eli­tes são ne­o­li­be­ra­is em sua es­sên­cia e têm a vi­são ul­tra­pas­sa­da do es­ta­do mí­ni­mo.

Nes­te con­cei­to de Es­ta­do, sa­ú­de, edu­ca­ção e mo­ra­dia po­pu­lar são ad­je­ti­va­dos co­mo des­pe­sas e não co­mo in­ves­ti­men­to. Pa­ra eles, o Es­ta­do não de­ve ser in­du­tor do de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co e so­ci­al.

En­tre­tan­to, não que­rem que seus pri­vi­lé­gios se­jam atin­gi­dos, mas só pa­ra eles.

Con­se­quen­te­men­te não há co­mo não per­ce­ber que o go­ver­no não com­pre­en­deu es­sa lu­ta, e co­mo ví­ti­ma útil foi ins­tru­men­to pa­ra que as eli­tes vol­tas­sem ao po­der.

Ho­je, ca­be aos tra­ba­lha­do­res vol­ta­rem às ru­as e de­fen­de­rem seus di­rei­tos e su­as con­quis­tas.

 

(Hen­ri­que Mat­thi­e­sen, ba­cha­rel em Di­rei­to)


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