A Polícia Civil do Estado de Goiás realizou uma ação de enfrentamento aos crimes de maus tratos a animais na última quinta-feira, 27 de julho. A operação que ocorreu após diversas denúncias anônimas, encerrou as atividades de uma clínica veterinária clandestina e prendeu uma veterinária de 42 anos, na cidade de Luziânia, região Leste do Estado.
No local foram encontrados vários animais em situação de maus-tratos, alguns presos em gaiolas, ainda com curativos de operações recentes, outros presos a correntes em meio a entulhos e fezes, e alguns outros soltos pelo terreno. No entanto, nenhum dos animais possuía acesso a comida ou água, em um ambiente sem quaisquer condições de salubridade.
Durante a operação foram encontrados e apreendidos utensílios utilizados para realização de cirurgias, como pinças e bisturis, além de seringas e ampolas de medicações com prazo de validade vencido, além do descarte de material biológico feito de maneira imprópria. Uma arma de fogo calibre 22 também foi encontrada no local, e segundo a mulher detida seria de seu namorado.
A veterinária foi conduzida a delegacia de polícia onde prestou depoimento, ela foi autuada pelo crime de maus tratos a animais, cuja pena pode chegar até 5 anos em caso de condenação.