Foi descoberto, em Aparecida de Goiânia, um esquema de fraudes em que golpistas contra beneficiários do INSS adquiriam empréstimos em nome das vítimas. Nesta quarta-feira, a Polícia Civil deu início à Operação Captadores, para combater a prática.
As investigações começaram depois da denúncia de vítimas. Elas disseram ter sido abordadas por pessoas, nas proximidades da agência do INSS em Aparecida de Goiânia, que as convenciam a visitar supostos advogados para cuidarem de seus benefícios.
Dentro desses escritórios de advocacia, as vítimas que muitas vezes enfrentavam dificuldades com o uso de tecnologia, eram direcionadas a realizar saques de empréstimos fraudulentos, dos quais os integrantes do grupo se apropriavam de mais da metade dos valores.
O esquema envolveu, além desses "captadores" que abordavam os beneficiários, também um vigilante patrimonial que trabalhava dentro da agência e indicava as vítimas aos captadores, e o supostos advogados.
Através da Operação Captadores, a Polícia Civil cumpriu quatro ordens judiciais contra o grupo. Duas de busca nos escritórios de advocacia e duas medidas cautelares de afastamento.