Três pessoas suspeitas de integrarem um grupo que realiza o Golpe do Novo Número, foram alvo de cinco mandados de busca e apreensão, sequestro de bens e bloqueio de valores em contas bancárias, deflagradas nesta quinta-feira 16, pela Polícia Civil (PCGO), nas cidades de Jataí e Rio Verde.
De acordo com a PC, a ação contra crimes de estelionato eletrônico iniciou em 2022, após uma idosa de Jataí ter sido vítima do Golpe do Novo Número, perdendo R$ 85 mil para criminosos que se passaram por familiares e solicitaram transferências bancárias.
As investigações revelaram a atuação de um grupo criminoso organizado, dividido em dois núcleos: um financeiro, responsável pela movimentação do dinheiro obtido com as fraudes, e outro especializado na aplicação do golpe, que fazia contato com as vítimas e as induzia a realizar as transferências.
A Operação Gaudério já havia desmantelado o núcleo financeiro do grupo, resultando na prisão de 13 indivíduos. A terceira fase da operação se concentrou no núcleo responsável pela aplicação do golpe, buscando não apenas coletar mais evidências da participação dos investigados em outros crimes, mas também buscar o ressarcimento da vítima.
Segundo os agentes o Golpe do Novo Número é uma modalidade de fraude eletrônica que vem crescendo nos últimos anos. Os criminosos se passam por familiares ou amigos da vítima, geralmente através de mensagens de texto ou aplicativos de mensagens, e informam que estão com um novo número de telefone. Em seguida, solicitam transferências bancárias para suportar supostos problemas financeiros ou emergências.
A PC alerta a população para que tenha cuidado ao receber mensagens desse tipo e que não realize transferências bancárias sem confirmar a veracidade da informação. Em caso de dúvidas, é importante entrar em contato com o familiar ou amigo supostamente autor da mensagem por meio de um canal de comunicação já conhecido.
Na manhã de hoje, equipes do Grupo de Repressão a Roubos da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Jataí e Rio Verde. As ações resultaram na apreensão de diversos documentos, equipamentos eletrônicos e outros materiais que auxiliarão nas investigações. Além disso, foram sequestrados bens dos investigados e decretada a indisponibilidade de valores em suas contas bancárias.