Um motorista foi flagrado transportando cinco passageiros em um reboque na BR-153, em Uruaçu, na noite de segunda-feira, 24. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica essa prática como uma infração gravíssima devido ao alto risco de acidentes e mortes.
Durante uma ronda da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-153, um VW Parati foi identificado rebocando uma carretinha com cinco passageiros e bagagens de acampamento e pescaria. O grupo de dez pessoas retornava de uma pescaria na zona rural de Campinorte para Goianésia.
O motorista, que não possuía habilitação, foi autuado por transportar passageiros em compartimento de carga, conduzir veículo não licenciado, utilizar placas ilegíveis e por defeitos no sistema de iluminação do reboque. As luzes de seta e freio não funcionavam.
A PRF explicou que riscos de acidentes nesse tipo de transporte são elevados, pois um defeito no engate pode causar o desprendimento do reboque, colocando os ocupantes em risco de ferimentos graves ou morte. Além disso, a ausência de iluminação adequada aumentava a possibilidade de colisões traseiras.
O veículo foi apreendido, e os passageiros continuaram a viagem em um carro regular.