Uma mulher de 55 anos foi presa em flagrante por maus-tratos com lesão corporal grave e exploração financeira contra sua mãe, uma idosa de 91 anos, nesta terça-feira, 4. A prisão ocorreu durante a 13ª fase da Operação Desumanus, que visa combater crimes contra idosos.
A denúncia, recebida anonimamente através do disque denúncia da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (DEAI), foi verificada pela equipe especializada. Ao chegarem ao local, no Setor Campinas, em Goiânia, a equipe de policiais e profissionais de saúde foram recebidos pela mulher, que tentou negar a presença da idosa na residência. No entanto, a investigação revelou a verdade.
A idosa foi encontrada acamada em condições insalubres, sem circulação de ar, em um ambiente escuro e com mau cheiro. Ela estava em estado de desnutrição grave, com lesões no corpo e incapaz de se comunicar. Foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros para prestar os primeiros socorros, e a idosa foi internada em estado crítico.
Além dos maus-tratos, a mulher também estava explorando financeiramente a idosa, usando seu cartão bancário para comprar bebidas alcoólicas, negligenciando as necessidades básicas de sua mãe.