Home / Polícia

POLÍCIA

Operação mira roubo de cargas e veículos no RJ

Fernandinho Beira-mar é alvo de buscas em presidio federal

divulgação divulgação

Uma operação conjunta entre a 60ª Delegacia de Polícia-Campos Elíseos, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado-Gaeco-MPRJ e a Polícia Militar foi deflagrada nesta terça-feira,10, para desmantelar uma quadrilha especializada em roubos de cargas na Baixada Fluminense.

Um dos principais alvos da operação é Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar, apontado pelo Ministério Público como o líder da organização. Um mandado de busca e apreensão está sendo cumprido no Presídio Federal de Catanduvas, onde ele está detido desde março deste ano, marcando sua quinta passagem por presídios de segurança máxima.

A ação é parte da segunda fase da Operação Torniquete, que tem como objetivo combater roubos, furtos e a receptação de cargas e veículos. Segundo as autoridades, esses crimes financiam as atividades de facções criminosas, alimentando disputas territoriais e garantindo sustento para as famílias dos membros da quadrilha, tanto os encarcerados quanto os que estão em liberdade.

Desde o início da operação, em setembro, mais de 240 pessoas foram presas, além da recuperação de veículos e cargas. Ao todo, a ação abrange 28 alvos de busca e apreensão, com 11 deles já detidos. Os mandados estão sendo cumpridos em seis presídios, sendo cinco no estado do Rio de Janeiro e um na unidade federal localizada no Paraná.

As investigações continuam, e as autoridades reforçam a importância do combate ao crime organizado para garantir a segurança da população, o prejuízo causado pelas atividades criminosas é estimado em cerca de R$ 4 milhões.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias