Foi deflagrada na manhã desta terça-feira, 10, a Operação Protectio XXI, visando o combate de “golpes do falso financiamento”. A Operação Protectio teve inicio em 2023, com mais de 20 etapas até o momento, e no cumprimento de mais de 50 mandados judiciais.
Com o objetivo de combater os “golpes do falso financiamento”. A ação cumpre 20 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão, todos na Região Metropolitana de Goiânia.
O inquérito policial entra em fase final a fim de apurar os ônus dos envolvidos, visando a devida responsabilização penal.
No caso, investiga-se a prática de crimes contra as relações de consumo, estelionato, organização criminosa.
Saiba como funciona o “golpe da carta contemplada”
Em resumo, o consumidor vê um anúncio de venda de veículos na internet, entra em contato com a empresa, na qual, após falsas promessas que lhe garantem a aquisição do bem em um curto prazo, de forma facilitada, é convencido a pagar quantias a título de “parcela de entrada de financiamento”.
Corrido o prazo de ganho do crédito, sem sucesso ao adquirir o bem buscado, o consumidor entra em contato, e solicita o rompimento contratual, descobrindo que, na verdade, foi levado a assinar um contrato de consultoria de crédito, sendo recusada a devolução dos valores entregues.