A 24º fase da Operação Lava Jato, batizada de Aletheia, ganhou destaque nesta sexta-feira, 4, na imprensa internacional, após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser conduzido de forma coercitiva por agentes da Polícia Federal, para depoimento.
A Aletheia apura se empreiteiras e o pecuarista José Carlos Bumlai teriam favorecido o ex-presidente por meio do sítio em Atibaia e do tríplex no Guarujá, em Saõ Paulo.
A mídia internacional destacou o ocorrido de várias formas.
No jornal italiano “Corriere della Sera” o destaque de seu portal de notícias foi à manchete traduzida da seguinte forma “O escândalo Petrobras chega a Lula: o ex-presidente do Brasil é levado pela polícia”, a matéria expõe que a 24º fase da investigação é “o fim de um mito”.
O periódico espanhol “El País”, publicou como destaque de seu site a manchete “Polícia faz buscas em domicílio de Lula pelo caso de corrupção da Petrobras”. A notícia informa que a polícia fez buscas na casa de Lula e chegaram por volta das 6h ao imóvel em São Bernardo do Campo, em São Paulo.
A emissora “BBC” destacou a notícia “Ex-líder brasileiro Lula é detido”. A matéria expõe que Lula foi levado pela Polícia Federal, para depoimento para complementar grande investigação sobre corrupção na empresa estatal Petrobras.
“Ex-presidente do Brasil Lula da Silva sob custódia em um caso de corrupção”, foi a manchete do jornal francês “Le Monde”. A notícia informa que a casa de Lula é alvo de uma operação da Polícia Federal e que foi levado em custódia, por suspeita de envolvimento nos esquemas de corrupção na Petrobras.
O americano “The New York Times” colocou em destaque a manchete com o título “Ex-líder do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, é levado para interrogatório”. A notícia afirma que Lula foi levado para prestar depoimento sobre o esquema de corrupção da Petrobras.