O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), anunciou, ontem, sua aposentadoria política. A revelação foi feita durante a inauguração do Instituto Médico Legal de Aparecida, em solenidade com o governador Marconi Perillo e o vice José Eliton. Maguito, que também já foi senador e governador de Goiás, anunciou que, a partir de janeiro, vai atuar profissionalmente como advogado, para garantir a “subsistência e enfrentar as dificuldades da vida”.
O prefeito assinalou, em seguida, que agora chegou a hora dos “jovens” ocuparem espaço no PMDB, citando nomes como o do seu próprio filho, Danil Vilela, do deputado estadual José Nelto, do deputado federal Pedro Chaves, do senador Ronaldo Caiado e até, “pela situação”, frisou, “do grande vice-governador José Eliton”.
“Já dei a minha parcela de contribuição, já exerci todos os cargos públicos, de vereador a senador, então chegou a hora de abrir oportunidades para os mais jovens. Isso é importante para Goiás, é importante para o Brasil”, explicou.
Questionado se a sua retirada da política não seria como a de Iris Rezende, que anunciou a aposentadoria, mas voltou atrás um mês depois para se candidatar a prefeito de Goiânia, Maguito negou e afirmou acreditar que Iris só recuou porque, para a disputa na Capital, não havia outro nome competitivo no PMDB. “Ele praticamente foi obrigado”, disse o prefeito de Aparecida.
Sobre as eleições em 2018, Maguito disse que o PMDB “dificilmente deixará de ter candidato”. A declaração foi dada ao ser questionado se o partido apoiaria Ronaldo Caiado (DEM) em uma eventual campanha ao governo de Goiás. “A menos que haja uma coligação, uma aliança e o PMDB não tenha nomes para disputar. Nesse caso é possível até apoiar outro candidato, mas não precisa necessariamente ser Ronaldo Caiado. Pode ser ele, como pode ser outro candidato. Isso vai depender das circunstâncias daqui um ano e meio ou até dois”.
Luiz Alberto Maguito Vilela
- Nasceu na cidade de Jataí (GO)
- 67 anos de idade
- Advogado, formado pela Faculdade de Direito de Anápolis (Fada)
- Iniciou a carreira política, em 1976, como vereador, em Jataí, pela Arena
- Elege-se deputado estadual, em 1982, pelo PMDB
- Líder do governo Iris Rezende na Assembleia Legislativa, em 1983
- Elege-se deputado federal, em 1986, participando da Assembleia Nacional Constituinte
- Eleito vice-governador do Estado em 1990, na chapa encabeçada por Iris Rezende (PMDB)
- Elege-se governador de Goiás, em 1994, no segundo turno, derrotando Lúcia Vânia (PP)
- Elege-se senador da República, em 1998
- Assume a presidência do PMDB nacional
- Disputa o governo de Goiás em duas eleições e não obtém êxito, nos anos de 2002 e 2006
- Ocupa o cargo de vice-presidente de governo do Banco do Brasil
- Elege-se prefeito de Aparecida de Goiânia, em 2008
- Reeleito prefeito de Aparecida de Goiânia, em 2012
- Vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (CNP)