O site da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás criou, há pouco mais de um mês, uma ferramenta que traz número de cadastros realizados e ranking dos projetos mais votados da Casa. Chamada de “Opine Cidadão”, a plataforma digital, que é vinculada ao site da Assembleia Legislativa, permite ao usuário manifestar sua posição favorável ou contrária sobre qualquer processo legislativo em tramitação.
Segundo o presidente da Alego, deputado Helio de Sousa (PSDB), o Opine Cidadão tem cumprindo seu objetivo de aproximar o Parlamento da sociedade goiana. “Todos os acessos estão sendo analisados e relatados por nosso setor de Tecnologia da Informação”, afirmou o presidente.
Entre as matérias mais votadas constam projetos variados. O mais votado (De número 1016/2016) é do deputado Simeyzon Silveira (PSC), que trata sobre a profissão dos bombeiros civis. O segundo projeto mais votado (2796/2016) tem a Presidência do Tribunal de Justiça como autor, e dispõe sobre a revisão geral anual da remuneração dos servidores do Poder Judiciário do Estado de Goiás.
Deputado mais votado
O deputado Simeyzon, que possui a matéria mais votada da plataforma, tem outros três projetos entre os 12 mais votados, até a última sexta-feira, 25.
As matérias são a de nº 1664/16, que visa instituir em Goiás a Semana Estadual da Cultura Anticorrupção, a ser celebrada anualmente na primeira semana de setembro.
O projeto nº 1962/2016, que visa mudanças nos membros do Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético de Goiás, presidido pelo deputado. O último projeto é o de nº 1002/2016, que visa instituir a semana estadual da Sustentabilidade em Goiás, que aconteceria todos os meses de junho. (Com informações do site da Alego)