O Prêmio Congresso em Foco, mais prestigiada condecoração da política brasileira, se encerrou ontem com a vitória de Magno Malta (PR-ES) como senador do ano.
Dos goianos que participaram da votação (apenas quem é ficha limpa e sem processos na Justiça foi inserido na lista de elegíveis), o vitorioso foi Wilder Morais (PP-GO).
O senador goiano foi retirado da lista ainda durante a fase de inscrições, mas teve seu nome aceito após recurso judicial. Todavia, já estava fora do prazo para concorrer ao prêmio.
O júri popular originou, através da consulta popular na internet, 1.034.683 votos validados e distribuídos por 130.113 pessoas. A validação do prêmio foi realizada por um auditor da Polícia Federal.
A premiação também sondou os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional quanto aos melhores senadores. Eles votaram em Randolfe Rodrigues (REDE-AP) e Chico Alencar (Psol-RJ) como o mais destacado na 10 ª edição do prêmio. Na categoria deputados federais, Eduardo Bolsonaro (PSC) foi o grande vencedor, conforme votação popular. Dos goianos, delegado Waldir (sem partido) aparece como o deputado federal na melhor colocado.
PERFIL
Grande vencedor do prêmio nacional, Magno Malta é pastor evangélico e começou sua trajetória política como vereador em Cachoeiro Itapemirim (ES), em 1993.
O político se elegeu deputado estadual no ano seguinte. Teve grande destaque como presidente da CPI do Narcotráfico e conquistou mandato para o Senado em 2002.
Tem como bandeira o combate às drogas e à pedofilia e a defesa da família tradicional.
O senador goiano Wilder Morais (PP), melhor votação dentre os goianos, é empresário e engenheiro civil. Vencedor também do prêmio de congressista do ano pelos jornalistas de Goiás, tornou-se senador em 2012 após substituir Demóstenes Torres (PTB). É autor de projetos e leis na área de empreendedorismo, segurança pública e educação. Em seu primeiro mandato já tem leis aprovadas e em vigor, como a que possibilita a doação de recursos específicos para projetos de pesquisa e que equipara a legislação brasileira da americana, que possibilitou o país tonar-se líder em vencedores de prêmio Nobel.
Eduardo Bolsonaro, grande vitorioso dentre os deputados federais, é advogado e policial federal. Filho de Jair Bolsonaro, ele exerce mandato por São Paulo. Ele ficou em primeiro lugar na categoria Combate à Corrupção e ao Crime Organizado, do Prêmio Congresso em Foco 2015. E no discurso durante a premiação, em Brasília, saudou a ditadura militar, criando polêmica dentre os presentes.
O delegado Waldir foi diplomado como 19 ª melhor deputado na votação geral e conseguiu a melhor colocação dentre os goianos. É deputado federal pela primeira vez e se destaca como defensor de projetos de lei voltados para a segurança pública. Foi candidato à prefeito de Goiânia em 2016.
O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) informa ao DM que na época da abertura do regulamento da premiação existia um processo no STF que o impedia de concorrer. Todavia, o político diz que foi arquivado logo em seguida.
O Congresso em Foco informou que não foi possível incluir o nome do senador na lista a tempo da votação, já que o prazo previsto no regulamento não permitia.
O resultado de toda premiação pode ser consultada no seguinte link: http://congressoemfoco.uol.com.br.