Uma liminar provisória garante aos advogados o direito de ser atendido em agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sem pegar fila. A justificativa para a determinação é a “indispensabilidade do profissional da advocacia”. Ainda cabe recurso para a decisão.
O representante do INSS Fernando Sixel, criticou em entrevista a Globo News, a medida afirmando que a decisão favorece pessoas que podem pagar um advogado. Quem precisa dar entrada na aposentadoria tem que ligar e agendar o atendimento, o que geralmente demora mais de um mês.
Na prática, se alguém chegar com um advogado será passado na frente de quem aguardou dias para ser atendido. A determinação garante ainda que se houver necessidade, o atendimento que estava marcado poderá ser reagendado para a próxima data disponível.
Embora não tenha dados consolidados, o representante do INSS afirmou também que a ação pode reduzir o número de pessoas em atendimento. “Com essa decisão judicial um desses servidores vai deixar de fazer a agenda para poder atender os advogados”, afirmou ainda na entrevista.
(foto: agência senado/ fotos públicas)