Irapuan Costa Júnior, engenheiro e político brasileiro, completa 80 anos no dia 23 de dezembro de 2017: reflexos venceram os jovens
O ex-governador de Goiás Irapuan Costa Júnior foi campeão nacional de Tiro ao Prato, na categoria TOP 200, disputada por veteranos do tiro esportivo. A última etapa em que ele sagrou-se campeão foi disputada em Ponta Grossa, no Paraná, e a entrega dos troféus aos campeões foi feita na manhã de ontem (18).
Irapuan disputou com competidores muito mais jovens que ele e demonstrou capacidade de reflexos e talento para o tiro ao prato com exímia pontaria, ressaltam seus amigos. “Um indivíduo de quase 80 anos disputando em pé de igualdade e vencendo etapas importantes como o que ocorreu este ano em todo o circuito nacional é algo digno de nota e de elogios”, frisou o empresário Ernesto Carneiro, que também foi campeão quatro vezes.
O tiro esportivo que Irapuan Costa Júnior venceu e foi campeão no Paraná é disputado com espingardas calibre 12 e assessórios que lançam os pratos para o alto para que os competidores os abatam em pleno voo. “Um prato desses quando é arremessado por máquina própria chega a atingir 88,5 quilômetros por hora, como já foi medido em diversas competições. O atirador precisa ter atenção redobrada e muita perspicácia para saber a direção do prato e acertar seu alvo em movimento com maior rapidez e precisão possível. Marcar pontos com constância e regularidade é outro quesito imprescindível para um competidor de ponta”, ressalta Ernesto Carneiro.
PONTUAÇÃO
Foram 10 etapas disputadas ao longo do ano em diferentes praças espalhadas pelo país e Irapuan marcou pontos importantes em todas elas para poder chegar ao fim com uma coleção de pontos importantes, que lhe permitiram se manter na dianteira e vencer a competição. Ele treina semanalmente no stand de tiro conhecido como Fazendinha, que fica na Brigada de Operações Especiais do Exército Brasileiro e também no stand do Coutry Clube de Goiás. Praticante do tiro ao prato há cinco anos, Irapuan tem instrutores e companheiros de competição de ponta que lhe dão as orientações precisas para competir em pé de igualdade com os melhores do Brasil.
Ernesto Carneiro ressaltou ainda que os principais valores que fazem de um competidor comum ser campeão são cultivados por Irapuan em suas atividades. “Trata-se de um indivíduo disciplinado, dedicado e humilde em suas ações. Ele se entrega ao treinamento com afinco e se dedica de corpo e alma para extrair o melhor de si. Isso fez dele um campeão por excelência”, finalizou.