Home / Política

POLÍTICA

Caiado: Governo de Goiás se omitiu e a tragédia estava anunciada

O líder do Democratas no Senado Federal, Ronaldo Caia­do (GO), fez duras críticas à po­lítica prisional do governador Marconi Perillo que levou às rebeliões ocorridas neste iní­cio de 2018 no Estado.

Caiado denunciou que já havia o conhecimento prévio de que as rebeliões de Aparecida de Goiânia e Rio Verde iriam acontecer após agentes penitenciários apontarem indícios do que ocorreria, o que foi negligenciado pelo governo esta­dual. “Uma tragédia anunciada e negligenciada. Já havia alertas de agentes penitenciários sobre as rebeliões, ressaltando a falta de agentes, o trabalho extenuante e o mais grave: o domínio de facções do tráfico de drogas atrás das gra­des. A escolha de fazer ‘vista gros­sa’ para o problema nos trouxe a atual tragédia”, afirmou Caiado.

Para o democrata, nao dá mais para omitir o grave proble­ma que o estado tem nas mãos, cabendo ao governador a tare­fa de assumir a responsabilida­de em tentar recuperar o contro­le sobre os presídios do Estado dominados por facções do trá­fico de drogas. “Cabe agora ao governador assumir a responsa­bilidade sobre o ocorrido, capa­citar e dar estrutura para que o serviço de inteligência prisional identifique os líderes de facções e os separem do convívio com outros presos. Capacidade dos agentes para isso existe. Basta ao governo investir com seriedade. Chega dessa política da fechar os olhos ao crime organizado den­tro dos presídios. É hora de pulso firme e tolerância zero para assu­mir o problema e tratá-lo como ele é: uma ausência do Estado no controle sobre a disciplina in­terna de seus presídios”, definiu.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias