Ao lado do presidente em exercício da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Carlos Amastha, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), participou de audiência com o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O encontro ocorreu no final da tarde da última terça-feira.
Gustavo integra a diretoria da FNP como um de seus vice-presidentes. Também estiveram na audiência os prefeitos de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira; e de Porto Velho (AC), Hildon Chaves. Eles já haviam se reunido um dia antes para alinhar a pauta que seria tratada com Rodrigo Maia e, assim, aproveitar o tempo disponível para debater assuntos de interesse comum aos prefeitos de todo País.
Para o prefeito de Aparecida, o ponto alto do encontro com o presidente da República em exercício foi a discussão sobre o veto do Executivo ao projeto do Refis para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs). A matéria já tramitou na Câmara dos Deputados e havia seguido para sanção do presidente da República, Michel Temer. A Frente Nacional dos Prefeitos articula, junto aos parlamentares no Congresso Nacional, a derrubada deste veto. A entidade acredita em um resultado favorável no plenário.
“Este programa, o Refis, permitirá que as MPEs refinanciem seus débitos juntos à União. Sua importância se dá justamente para evitar que estas micro e pequenas empresas, dada a dificuldade financeira que estão passando, voltem para a informalidade e fechem postos de trabalho nas mais diversas cidades brasileiras”, explicou Gustavo Mendanha.
PRF
Toda a diretoria da FNP que esteve no Palácio do Planalto ainda reivindicou o que denominaram de “fortalecimento” da Polícia Rodoviária Federal (PRF), principalmente através de concurso público para que aumente o número de servidores e, assim, não seja comprometido o trabalho nos postos de fiscalização.