No seu primeiro mandato como vereador, Romário Policarpo (PTC) tem origem sindical. Servidor da Guarda Municipal, ele participa da direção do SindGoiânia, sindicato que tem representação em várias categorias dos servidores públicos municipais. O vereador destaca o acordo que permitiu o aumento de 100% no valor do cartão alimentação para os servidores municipais da saúde – cujo benefício passou de R$ 7,50 para R$ 15,00 –, e revela que outros pleitos estão sendo negociados com o prefeito.” Existe um excelente diálogo com a administração. É claro que tem problemas, discordâncias em pontos de vista, mas à medida em que a prefeitura tem avançado na arrecadação, tem sinalizado benefício aos servidores”, ressalta.
Uma das demandas que estão na mesa de negociação trata do pagamento das progressões dos servidores, que não são feitas desde 2014. Segundo Romário Policarpo, o diálogo tem avançado e o prefeito está sensível a esta demanda, juntamente com outra, relativa aos administrativos da Educação. Segundo o vereador, o principal foco de sua atuação é o pagamento da data-base. “A prefeitura sinaliza que neste mês de março já pode será feito o pagamento da data-base do ano de 2017, e que a gente espera negociar o 2018 também”, revela. Ele comenta ainda que o prefeito sinalizou com mudanças no Imas, que passará a ter autonomia plena de gestão, que vai garantir o pagamento aos prestadores de serviço e, consequentemente, melhoria no atendimento aos servidores.
SUSTENTAÇÃO
Membro da base de sustentação do governo, Romário Policarpo avalia que o grupo, que atualmente é composto de 19 vereadores, deverá ser ampliado em breve para 24. “Esta base foi construída pelo amor à Goiânia. Acho que o prefeito tomou uma decisão sábia de não dividir a prefeitura, pelo contrário, ele buscou ter na base os vereadores que realmente tem responsabilidade com Goiânia. Esta base eu diria que tem compromisso com o bem-estar da Capital. É uma base que ainda está se formando, e eu acredito que deverá chegar em 24 vereadores”, avalia.
Jovem, com 30 anos recém completados, Romário Policarpo diz que tem sido gratificante a experiência de ser vereador durante a gestão do prefeito Iris Rezende. Ele considera que a experiência política e administrativa do prefeito proporciona um aprendizado para ele e outros vereadores. tem. “Iris tem amor pelo que faz. A cada diz que a gente passa com o prefeito a gente aprende uma coisa nova. Para mim é uma honra muito grande ser vereador ao lado daquele que para mim é o maior político da história de Goiás”, frisa.
Policarpo conta que foi aprovado no concurso público para a Guarda Municipal em 2005, na segunda administração de Iris na Capital, e depois de empossado no cargo, participou da equipe da GCM que prestava segurança ao prefeito. “Me tornar vereador na sua gestão é para mim um orgulho. O prefeito Iris Rezende tem uma história que se mistura com a história de Goiânia. Ontem ele contou uma história sobre a Avenida Paranaíba. Há um projeto para construir um prédio no local onde é o Mercado Aberto. Ele falou que o projeto era inviável, porque descaracterizaria o projeto original de Goiânia, pois a Paranaíba, juntamente com a Tocantins, a Araguaia e a Avenida Goiás compõe o chamado “Manto de Nossa Senhora”, que foi idealizado pelo arquiteto Atílio Correia Lima. Ou seja, ele é um prefeito que tem compromisso com a história da nossa cidade”, observa.
De acordo com o vereador, o prefeito expressa preocupação com o crescimento ordenado da cidade. Policarpo revela que na questão do Plano Diretor o prefeito demonstra que é contra a expansão desordenada da cidade. “Enquanto em todo o Brasil o pensamento é de ampliar a área urbana, Iris defende que se trabalhe para acabar com os vazios urbanos dentro dos limites atuais. Isto é uma visão de quem pensa a cidade a longo prazo. Para que crescer mais se a cidade está cheia de vazios?”, finaliza.