O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista à jornalista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, publicada nesta quinta-feira (1°/03), que acredita haver uma conspiração dos Estados Unidos por trás da operação Lava Jato.
“Estou convencido de que os americanos estão por trás de tudo o que está acontecendo na Petrobras. Porque interessa para eles o fim da lei que regula o petróleo, o fim da lei que regula a partilha”, comentou.
O político fez novas críticas ao juiz federal Sergio Moro, responsável por condená-lo no caso do triplex no Guarujá, e aos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região que confirmaram a sentença e aumentaram a pena do petista para 12 anos e um mês em regime fechado. Além disso, criticou também a Polícia Federal, assim como o Ministério Público Federal, e afirmou estar sendo alvo de uma mentira.
“Então o que eu espero? Que o Supremo Tribunal Federal analise o processo, veja os depoimentos, as provas e tome uma decisão. Por isso tenho a crença de que vou ser candidato”, disse o petista.
Lula ainda falou a respeito das eleições de 2018. Segundo ele, o segundo turno será decidido entre PT e PSDB. “Pela direita, ninguém será presidente sem o apoio dos tucanos. Pela esquerda, ninguém será presidente sem o PT”, comentou.