O presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), recebeu, ontem, o ministro do Ambiente de Portugal, Carlos Martins, que participou na Casa de seminário acerca da gestão de resíduos sólidos e falar sobre o que tem sido feito em Portugal, que atualmente é referência mundial no assunto.
Vitti disse que a visita do ministro português é muito simbólica, já que o envolvimento da Casa neste tema é de fundamental importância para que o problema dos resíduos, que atualmente aflige o Brasil e, sobretudo, o sstado de Goiás, possa ser solucionado. “É importante essa troca de informações para que possamos dar um passo à frente e realizarmos intercâmbio com o ministro Carlos Martins, que é o responsável por transformar Portugal atualmente em referência mundial na eliminação dos lixões”, afirmou.
Para Vitti, o evento desta sexta-feira, capitaneado pelo deputado Wagner Siqueira (MDB), e que conta com a presença do ministro português, Carlos Martins, e de diversos representantes de órgãos governamentais, iniciativa privada e população em geral, possibilita o envolvimento na preservação do meio ambiente.
Carlos Martins, disse que Portugal é hoje reconhecido no setor de tratamento dos resíduos sólidos pela forma como assegurou o cumprimento de objetivos e metas. Segundo ele, foi necessário a mudança de paradigma, transformar um problema enorme que eram os lixões, em uma oportunidade. “Em apenas cinco anos, encerramos todos os lixões de Portugal, construímos uma rede nacional de infraestruturas ambientais e promovemos um sistema para coleta reversa de fluxos especiais”, destacou.
“Temos 308 municípios e tínhamos 346 lixões. Hoje, somos considerados um exemplo a ser seguido, pois vencemos o desafio dos lixões. Ao fim de seis a sete anos já tínhamos as metas da União Europeia cumpridas e agora estamos buscando metas mais exigentes. Estamos confiantes de que a partir de 2025 só cheguem aos nossos aterros sanitários 10% dos resíduos que geramos. Portanto, 90% serão aproveitados como novos materiais ou mesmo como energia”, finalizou.