O PP está mais próximo de uma aliança com o MDB do que das demais legendas. Esta é a avaliação do ministro das Cidades, Alexandre Baldy (PP). De acordo com Baldy, que assume a presidência do PP em Goiás, “o presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira, disse na sua mais clara visão que o deputado federal Daniel Vilela deveria ser o candidato eventualmente apoiando pelo partido”. Baldy, no entanto, ressalta que o PP não deve tomar nenhuma decisão antes do período das convenções partidárias, no dia 5 de agosto. Ele salienta que a legenda também está aberta ao diálogo com o PSDB do vice-governador José Eliton e até mesmo com o DEM, do senador Ronaldo Caiado.
“O PP é um partido que está na base com o governador Marconi Perillo até o final do ano de 2018, mas com certeza os diálogos para as eleições de outubro e para os próximos anos está totalmente aberta. Temos toda uma relação com o governo federal, onde estou como ministro das Cidades. É uma relação com o MDB, em que o PP mantém esta base de governabilidade para reconstrução econômica e social do Brasil. Temos este diálogo aberto para todas as candidaturas que estão colocadas – seja do vice-governador José Eliton, seja do deputado federal Daniel Vilela ou do senador Ronaldo Caiado– para que tenha total abertura e condições inclusive para nós de forma franca e transparente discutir, até o prazo que se encerra, que é 5 de agosto”, justifica.
Alexandre Baldy não confirmou se continua ou não à frente do Ministério das Cidades. A tendência é que ele permaneça, deixando de disputar a reeleição à Câmara Federal. A sua vaga, como representante de Anapolis poderá ser ocupada pelo seu irmão, Joel Sant´Ana Braga Filho, ou mesmo pela sua esposa, Luana Baldy. Ex-secretário de Ciência e Tecnologia no governo de Alcides Rodrigues, Joel Sant´Anna atualmente é diretor na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.
UNIÃO
O prefeito Iris Rezende defendeu a união das forças politicas do Estado. Ele diz que está focado prioritariamente na agenda administrativa, mas avalia que o diálogo pode construir novos cenários na politica estadual. “Eu estou tão envolvido com Marginal Botafogo, BRT, limpeza da cidade, com buraco no asfalto que não tenho ainda voltado minha atenção para as questões políticas, mas eu sempre fui favorável à união de forças na busca de solução dos problemas de uma população. De modo que quanto mais unidos nós estivermos, mais força nós teremos para construir em Goiás e em Goiânia uma infraestrutura à altura do nosso futuro”, pontua.
CHAPA
Para o deputado federal Daniel Vilela a reprodução nos Estados da aliança que sustenta o governo federal é possível. Ele afirma que o trabalho realizado pelo MDB e PP em Brasília em favor dos Estados e municípios pode render bons frutos também em Goiás. “Temos conversado bastante. Não é segredo para ninguém o interesse de fazer esta aliança aqui, especialmente com o ministro Alexandre Baldy, que como ministro prestigiou muito o Estado, prestigiou muito nossas prefeituras. O prefeito Iris, em Goiânia e o prefeito Gustavo, em Aparecida são testemunhas disso. Vamos buscar sem dúvida nenhuma esta aliança. Não se trata apenas de replicar a aliança nacional, mas manter esta produtividade alcançada nesta relação que temos em Brasília para uma aliança política neste processo eleitoral. Estamos conversando, tudo tem o seu tempo. Eu tenho otimismo na viabilidade desta chapa entre o MDB e o PP”, resume.