O ex-governador, ex-senador e atual secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, concedeu entrevista à TV Assembleia, na última sexta-feira, sobre os 30 anos da Constituição Federal de 1988.
Irapuan foi entrevistado pela jornalista Luciana Martins e pelo cientista político Itami Campos. O depoimento fará parte do documentário que a TV Assembleia está produzindo acerca do trigésimo aniversário da Carta Constitucional.
De acordo com o novo diretor de Comunicação da Assembleia, Paulo Bittencourt, a Assembleia Nacional Constituinte foi o marco decisivo do processo de redemocratizacão do País e é referência da geração de políticos que promoveu a transição entre o regime autoritário e democracia. “A promulgação da Carta de 88 foi o momento mais importante da história recente do Brasil", enfatizou. Daí, segundo ele, o interesse de manter viva a memória e resgatar a participação dos constituintes goianos na Assembleia Nacional.
Eleito em 1986 para o Senado, Irapuan integrava a bancada do PMDB e foi um ativo membro da Assembleia Nacional Constituinte. Na época, posicionou-se a favor da proteção ao emprego, contra demissão sem justa causa, a pluralidade sindical, o presidencialismo, a nacionalização do subsolo a anistia para os micro e pequenos empresários
Na Constituinte, foi titular da Comissão da Ordem Econômica, da Subcomissão de Princípios Gerais, Intervenção do Estado, Regime da Propriedade do Subsolo e da Atividade Econômica, e suplente da Subcomissão da Educação, Cultura e Esportes, da Comissão da Família, da Educação, Cultura e Esportes, da Ciência e Tecnologia e da Comunicação.