Criado com o intuito de bancar a formação de pessoas das mais variadas áreas, partidos e regiões do Brasil que estejam interessadas em se candidatar a deputado estadual ou federal, o movimento Renova Brasil tem cinco selecionados de Goiás que participam de uma série de atividades de preparação para a campanha e para o mandato, caso sejam eleitos.
Segundo o empresário e atual secretário geral do PSDB em Goiânia, Rafael Lousa, um dos selecionados, o primeiro passo para entrar no projeto é atender alguns requisitos básicos, como tocar a campanha até o final, cumprir o mandato integralmente, o que é o mínimo de compromisso por parte dos participantes.
Ainda sem definir se disputa uma vaga a deputado estadual ou federal, Rafael Lousa adianta que vai defender, entre outras pautas, a diminuição da burocracia no cotidiano das pessoas, característica que é apontada como um dos maiores legados de sua gestão à frente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg).
O Renova Brasil exige dos participantes o cumprimento de três pilares principais: ética, democracia e vontade de servir. Outro assunto que tem destaque durante o preparo dos futuros candidatos é o foco na renovação. “É importante ressaltar que não acredito na renovação só pela renovação. Ela precisa ser de atitude, de transparência e na prática, não apenas no discurso”, comenta Lousa.
“Um dos pontos destacados no programa é a necessidade de atentar para a necessidade de se reforçar a democracia, que vive ameaçada, inclusive em momentos de crise política e radicalização e polarização do debate”, reforça Rafael, em entrevista ao Portal A Redação.