Home / Política

POLÍTICA

Chico Vigilante na liderança para o parlamento distrital

Nesta edição do jornal Diário da Manhã, publicamos pesquisa para deputado distrital em Bra­sília, cujo registro no TRE-DF é o 02743/2018. Vale lembrar que a pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de julho, quando fo­ram ouvidos 1200 eleitores em todas as regiões da capital bra­sileira. A margem de erro é de 2,1% para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

De acordo com a referida pesquisa, Chico Vigilante (PT) continua liderando, no que diz respeito à disputa de vagas para a Câmara Legislativa do Distri­to Federal. Lembramos que na segunda rodada de pesquisas do Instituto Phoenix, publica­da este ano, deu Chico Vigilan­te em primeiro lugar. A pesqui­sa em pauta refere-se à terceira rodada. Segundo o cientista po­lítico Juvenil Coelho, o resul­tado desta pesquisa mostra claramente que o Partido do Trabalhadores–PT, apesar da prisão do seu maior líder, o ex­-presidente Lula, a sigla sim­bolizada pela estrela vermelha, continua em alta e poderá ser uma grande surpresa nas elei­ções que se aproximam.

Chico Vigilante pontuou com o percentual de 2,91%, correspondente a 35 citações dos eleitores de Brasília. O ex-vigilante de nome Chico pleiteia uma vaga no parlamento distrital pela quarta vez. Chico Vigilante foi também de­putado federal por dois mandatos.

Vale ressaltar que Francisco Do­mingos dos Santos, nascido em Vito­rino Freire, no Maranhão, veio para Brasília em 1977, e em 1979 entrou para a vida pública, quando criou a Associação dos Vigilantes do Distrito Federal. Apesar de votação expres­siva para deputado constituinte em 1986, ele não tomou posse por con­ta do cociente eleitoral, que foi insu­ficiente. O maranhense se elegeu de­putado federal em 1990 e foi reeleito em 1994 o deputado federal mais vo­tado de Brasília e proporcionalmen­te o mais votado do Brasil. O compa­dre do ex-presidente Lula, que aliás ajudou a fundar o PT, deverá che­gar ao quarto mandato na Câmara Legislativa do DF com muita baga­gem para continuar contribuindo com o povo de Brasília. Questionado pela reportagem do Diário da Ma­nhã sobre a posição de destaque na pesquisa, ele argumentou: “O povo de Brasília é muito generoso comi­go, e não é a primeira vez que isso ocorre, nem só nas pesquisas, mas também como o deputado federal mais votado no Brasil em 1994. Sei que é muito difícil continuar em pri­meiro lugar, num momento em que a população fala em renovação. O mesmo ocorre com meu compa­dre Lula, maior líder político deste país, que, embora preso, pesquisas recentes indicam que ele tem 42% de intenção de votos do eleitorado brasileiro e poderá ganhar a eleição para presidente do Brasil no primei­ro turno”, arrematou.

Perguntamos também ao ex-vi­gilante sobre as pesquisas qualita­tivas que indicam a ascensão da mulher nas eleições que se apro­ximam. Ele disse o seguinte: “Con­cordo plenamente com a partici­pação da mulher no poder, e este momento é propício! Tive a opor­tunidade de conversar com a com­panheira Arlete Sampaio, no senti­do de ela se candidatar ao Palácio do Buriti, pois a vez dela poderia ser esta. Arlete declinou de nossa indi­cação e disputará uma vaga na Câ­mara Legislativa, onde certamente será eleita”, concluiu Chico vigilante.

O segundo colocado na pesqui­sa do Instituto Phoenix foi o depu­tado Agaciel Maia (PTC), com 2,5% de intenção de votos. Na terceira colocação ficou a ex-secretária de esporte do Distrito Federal, Leila do Vôlei (PSB), empatada com o ex-administrador de Samambaia, Risomar Carvalho (PSD), ambos com 2% de intenção de votos, cor­respondentes a 24 citações cada, entre os 1200 entrevistados. Veja abaixo da matéria a tabela comple­ta para deputado distrital.

Se a eleição fosse hoje, os 13 mais citados entre os 24 que com­porão a nova Câmara Legislativa do DF pertenceriam aos candida­tos sem mandato. Portanto, a re­novação caminha a passos largos e a todo vapor. De acordo com o cientista político Juvenil Carva­lho, a renovação no parlamento distrital chegará a 70%. “O povo quer renovação na Câmara Le­gislativa do Distrito Federal e para os demais cargos, inclusive para presidente do Brasil.

No caso da Câmara Legislativa, teremos um dado diferenciado e que nunca ocorreu no parlamen­to brasiliense. Tudo indica que os eleitores de Brasília almejam ele­ger um número significativo de mulheres, que poderá chegar ao placar inusitado de 12 mulheres e 12 homens; mesmo com número menor de mulheres pleiteando o cargo! Muitas mulheres que ainda não passaram na con­venção e hoje são desconhe­cidas da maioria do eleitorado, de acordo com pesquisas qua­litativas, podem crescer e se elegerem no dia 7 de outubro, pois na eleição que se aproxi­ma, a mulher será protagonis­ta. Lembro ainda que, além de a mulher representar percen­tual insignificante entre os con­denados e presos na Operação Lava Jato, a mulher brasiliense, de todas as tendências ideoló­gicas, em sua maioria, entende que Dilma Rousseff foi injus­tiçada no processo de impea­chment. Por isso, a vontade de experimentar a mulher no po­der. Neste sentido, apesar da maioria de mulheres de todos os segmentos, da Ceilândia ao Lago Sul, e de acordo com a pesquisa qualitativa realiza­da pelo Instituto Phoenix, em quatro rodadas, do início do mês de maio ao final de julho, nos mostra que o partido mais querido pela mulher brasilien­se é o Partido dos Trabalhado­res (PT). Em segundo lugar, o Partido da Mulher Brasileira­-PMB. Por isso, o sexo feminino terá prioridade nas urnas, com uma ligeira vantagem para mu­lheres que pertencem ao Parti­do dos Trabalhadores,” senten­ciou Juvenil Carvalho.

Concordamos em parte com o cientista político Juvenil Carva­lho, e acreditamos firmemente que além da metade da nova Câ­mara Legislativa do DF forma­da por mulheres, Brasília pode­rá ter surpresas na disputa para o Senado e também para o Palá­cio do Buriti, onde a presença fe­minina se destacará. Nesta sea­ra, existem mulheres pontuando bem e podem dar trabalho. Além disso, militares de diversas pa­tentes terão bom desempenho nas eleições de outubro!

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias