- Nobel da Paz e Prêmio Confúcio da Paz, em 2012, diplomata africano era secretário geral da ONU [Organizações das Nações Unidas]
- Nascido em Kumasi, Gana, África, no ano de 1938, um ano antes da deflagração da segunda guerra mundial [1939- 1945], morreu no sábado
- Homem protagonizou na História dos séculos 20 e 21, script de verdadeiro internacionalista. Humanista, de formação enciclopédica e ideal socialdemocrata
Nobel da Paz, em 2001, e Prêmio Confúcio da Paz, em 2012, secretário geral da ONU [Organizações das Nações Unidas], por dez anos consecutivos, Kofi Atta Annan, nascido em Kumasi, Gana, África, no ano de 1938, um ano antes da deflagração da segunda guerra mundial [1939- 1945], morreu no último sábado. Em Berna. Suíça. Aos 80 anos de idade.
- Um visionário.
Ele exerceu o cargo máximo da ONU entre 1997 a 2006. Homem responsável pela reforma e ressignificação das Nações Unidas. Ele executou missões estratégicas. Como enviado especial da ONU e da Liga Árabe na Síria. O conflito na Síria já dura exatos sete anos. O território do País está ocupado, em parte, por soldados dos EUA [Estados Unidos], Israel e até a Turquia.
CRISE NA SÍRIA
- Além de terrorista da Al Qaeda e da Al Nusra, dissidência da organização de Osama Bin Laden, o suposto responsável pelo ataque às Torres Gêmeas, nos EUA, em 11 de setembro.
A Reuters informa que o diplomata de Gana teria adoecido em viagem de volta da África do Sul. Após comparecer à comemoração do aniversário do nascimento do líder sul-africano que derrubou o regime de segregação racial e social do Apartheid, Nelson Mandela. Kofi Annan foi hospitalizado em Genebra e depois levado de avião a um hospital da capital, Berna.
- Onde morreu.
O ganhador do Prêmio Nobel da Paz protagonizou na História dos séculos 20 e 21 o ‘script’ de um verdadeiro internacionalista. Humanista, de formação enciclopédica, de ideal socialdemocrata. Lutou durante toda sua vida por um mundo mais justo e pacífico. A família pediu privacidade para o exercício de luto. O luto é um patrimônio imaterial da cultura da humanidade.
- Koff Annan subiu degrau por degrau à Secretaria Geral da ONU.
ATAQUE AO IRAQUE
Analistas da geopolítica mundial apontam que o seu maior fracasso no órgão teria sido não conseguir impedir a guerra no Iraque. Depois de destruir o Afeganistão, estados Unidos e Grã-Bretanha, com George W. Bush e o premier Tony Blair. Falsa, a acusação, replicada pelos grandes conglomerados de comunicação, era de existência de armas de destruição em massa
- Saddam Hussein acabou enforcado. O País vive uma explosão de guerra civil desde 2003. O que desestabiliza o clima no Oriente Médio.
Secretário-geral da ONU à época, o diplomata diz ter feito o possível para impedir a Gueera no Iraque. A Guerra teria sido uma de suas fontes de lamentações, admitiu. O africano da geopolítica progressista relata ter executado políticas externas de defesa dos direitos humanos, como valores universais e contra as desigualdades econômicas e sociais no mundo
- Para o desenvolvimento, cujo maior expoente são os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
TSUNAMI E TERREMOTO
O ex-secretário geral da ONU entrará para a História por ações contra o desastre do tsunami no Oceano Índico e o terremoto na Cachemira. O atentado contra a sede da ONU, em Bagdá, a capital do conflagrado Iraque, em agosto de 2003, em que o enviado especial Sergio Vieira de Mello, diplomata do Brasil que atuara e no Timor Leste, morreu, foi uma tragédia, desabafou.
- Ele integrou a delegação da ONU The Elders, fundada por Nelson Mandela, que visitou o Zimbábue, durante as últimas eleições, no final de julho. De 2018.
Trata-se do primeiro negro a liderar as Nações Unidas. Mediador da Paz. Fluente em Inglês, Francês e em múltiplas línguas africanas. Era filho de um governador de Província, em Gana, África, e neto de dois chefes tribais. Ele exerceu dois mandatos. O máximo permitido. Pelo estatuto. Era casa com uma mulher sueca, Nane Wallenberg. Com três filhos.
- Amma, Kojo e Nina.
DÍVIDA DOS EUA
Kofi Atta Annan tentou reformar a Organização das Nações Unidas. O diplomata nascido em 8 de abril de 1938 tentou fazer com que os Estados Unidos das Américas quitasse uma dívida bilionária com a ONU. Não custa lembrar: no valor estratosférico de R$ 7,8 bilhões. Em tempo: em pagamentos atrasados. O africano atuou, sem sucesso, em Ruanda, 1994, e em Srebrenica
O meu momento mais sombrio foi a Guerra do Iraque, que não consegui impedi-la” Kofi Atta Annan Executei políticas externas de defesa dos direitos humanos, como valores universais e contra as desigualdades econômicas e sociais no mundo”