Revelação na Câmara, Delegado Eduardo Prado (foto) disputa cadeira na Assembleia Legislativa pelo Partido Verde (PV). Escolhido pelo Clube dos Repórteres Políticos como melhor vereador de 2017, no primeiro ano do seu mandato, Prado se destaca pela sua posição independente na Câmara Municipal de Goiânia.
As suas principais bandeiras é a segurança e o combate à corrupção. Segundo Prado, o desafio foi aceito e todas suas ações são, justamente, contra o sistema político corrupto, do qual a população está cansada. “Não entrei na política para agradar corruptos e maus gestores. Se hoje estou nela, é para lutar pela segurança, saúde, educação e lazer de todos os goianos de forma honesta e eficaz”, diz Prado.
Na Câmara, é um dos mais atuantes contra o aumento de tributos, inclusive com projetos de lei que impedem a cobrança do IPTU do puxadinho, ainda em tramitação. Foi relator da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da SMT que apontou prejuízos de R$ 52,8 milhões, além do indiciamento de 17 pessoas. Também participou como convidado especial da CEI da Saúde com denúncias contra a secretária de Saúde, Fátima Mrue. Atualmente, como relator da CEI das Obras Paradas, Eduardo Prado já apontou prejuízos estimados em R$ 200 milhões devido às irregularidades das construções paralisadas na capital.
O parlamentar já modificou substancialmente o ordenamento jurídico municipal com oito projetos que já se tornaram lei. E dentre os 44 projetos de lei apresentados, destacam-se o que altera o Código de Defesa do Contribuinte e proíbe a negativação dos nomes dos contribuintes, a proibição da cobrança do IPTU com base unicamente em fotos aéreas digitais, a criação do Programa Permanente de Orientação sobre Acesso à Internet Segura e Prevenção aos Crimes Digitais e o Programa de Combate à Violência Sexual no Transporte Coletivo.
SEGURANÇA
Como delegado, Eduardo Prado foi reconhecido nacionalmente após participar das investigações que descobriram o serial killer Tiago Henrique Gomes da Rocha. À frente da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) combateu a máfia dos combustíveis com o indiciamento de mais de 100 donos de postos por adulteração de combustíveis e fraudes nas bombas. Na Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), foi um dos recordistas em apreensão de drogas enquanto delegado adjunto.
Para Prado, a segurança pública precisa de uma atenção especial. “Agentes prisionais, guardas municipais, policiais civis e militares e bombeiros precisam de mais valorização e não vou me abster de lutar por salários melhores e condições favoráveis para a execução do trabalho”, diz.