Sempre atento à questão da sustentabilidade, o senador Wilder Morais (DEM-GO) tem apresentado matérias de incentivo à geração de energia, cuidados com o meio ambiente e economia de bens renováveis. Um exemplo é o projeto de Lei do Senado (PLS) 204/2014, que determina que as concessionárias de energia elétrica devam investir em projetos de microgeração distribuída.
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado já avaliou e deu seu parecer favorável ao projeto, sendo que o objetivo do senador, com o texto do PLS foi é aprimorar a Lei 9.991/2000, que determinou a realização de investimentos em pesquisa e desenvolvimento em eficiência energética por parte das empresas concessionárias do setor de energia elétrica.
Como aperfeiçoamento da lei em vigor, o senador goiano sugere que o consumidor beneficiado com a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) seja os primeiros a aderir ao projeto. Na matéria em questão, o parlamentar sugere alternativas de geração energética através dos painéis fotovoltaicos (geradores solares) a serem instalados nas residências.
“Com esse equipamento é possível reduzir a construção de linhas de transmissão de energia via hidroelétricas, essas muito frágeis já que dependem da demanda de chuvas, e quase nunca construídas perto dos grandes centros consumidores. Com essas vantagens, diminuiremos custos e garantiremos a sustentabilidade”, explica o senador que também é engenheiro por formação.