Durante seu mandato de vereador por Goiânia, Thiago Albernaz (SDD) apresentou diversas propostas. Entre elas, a que determina a utilização de vazios urbanos da capital em projetos de Economia Criativa. Agora, como candidato a deputado estadual, o objetivo de Albernaz é levar a ideia para todo o Estado.
De acordo com o candidato, o objetivo é unir a demanda por espaço de trabalho reclamada por centenas de coletivos culturais existentes em todo o Estado à necessidade de ocupar lotes e prédios abandonados que degradam dezenas de cidades no interior de Goiás. “O espaço urbano pertence às pessoas e tem de cumprir finalidade social. É preciso dialogar com a sociedade para que as cidades deixem de ser punidas com o mau uso desses espaços”, explica Albernaz.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), economia criativa é um conjunto de atividades econômicas baseadas no conhecimento com uma dimensão de desenvolvimento e ligações transversais a níveis macro e micro à economia global. Ou seja, são atividades baseadas no capital intelectual, cultural e na criatividade que gera valor econômico.
A Economia Criativa é bem difundida em países como Inglaterra, França e Estados Unidos e tem dado seus primeiros passos no Brasil. A expectativa de Albernaz é que a aplicação da norma em todo o estado gere empregos e produza receita, ao mesmo tempo em que promove diversidade cultural e desenvolvimento humano.