As primeiras ações do senador Ronaldo Caiado (Democratas) como governador eleito sinalizam o diálogo, o respeito, a preocupação em apresentar soluções para os problemas de Goiás e a disposição em construir um governo técnico, buscando a experiência de especialistas em gestão.
O primeiro sinal foi dado esta semana, quando o democrata procurou o atual governador, José Eliton (PSDB), para tratar da fase de transição. Em reunião no Palácio Pedro Ludovico Teixeira na segunda-feira (22 de outubro), Ronaldo Caiado apresentou como interlocutores políticos o senador Wilder Morais (Democratas) – que é o coordenador da equipe de transição do parlamentar – e o prefeito de Catalão, Adib Elias (MDB).
Enquanto os dois políticos fazem a ponte institucional entre a atual gestão e o governador eleito, a organização social Comunitas terá como função colher, armazenar e cruzar os dados do governo para, a partir de então, Ronaldo Caiado elaborar as estratégias para o cumprimento das ações expostas em seu plano de governo. “A avaliação dos dados será técnica, mas a interlocução se dá com uma pessoa que tem relação com o senhor governador, com os secretários de Estado. Trata-se de um político responsável e também uma pessoa credenciada para fazer essa interlocução”, explicou.
Em um gesto de respeito e espírito democrático, Ronaldo Caiado abriu o diálogo com o governador José Eliton para que a fase de transição ocorra sem sobressaltos. “Durante um tempo logo conversamos e tratamos de vários assuntos, onde todas as matérias foram muito bem explicitadas pelo governador, que se colocou à disposição de informar os dados necessários”, elogiou. “O objetivo da nossa parte é cumprir todo o ritual dentro de um sistema democrático republicano e com o objetivo único de beneficiar o cidadão”, completou.
Ronaldo Caiado também aproveitou uma brecha na agenda desta semana para ir a São Paulo discutir soluções de boa gestão com especialistas. O primeiro encontro na capital paulista foi com a economista e ex-secretária da Fazenda Ana Carla Abrão, que tal como ele defende uma máquina estadual mais enxuta e eficiente. Na sequência, Ronaldo Caiado teve encontro com a CEO do Instituto Comunitas, Regina Célia Esteves de Siqueira.
Ainda em São Paulo o governador eleito visitou o Instituto Insper e foi recebido pelo atual presidente, Marcos Lisboa. “Discutimos o cenário político nacional e a situação fiscal do Brasil e de Goiás, sempre com foco nas soluções para uma boa gestão”, contou o senador. “Da conversa surgiu a possibilidade de o Insper conceder bolsas a funcionários do Estado, para especialização”, completou.
Este último encontro reforçou a intenção do senador em trabalhar em parceria com os servidores públicos de Goiás para trazer resultados efetivos para os cidadãos. “Podem ter certeza de que o governo será desvinculado de qualquer grupo ou tutela. O que vou buscar é o resultado para o cidadão e os servidores terão papel fundamental nisso. Até porque ninguém governa sozinho”, afirmou.