Segundo o jornal O Globo, o influenciador digital, empresário e escritor, Felipe Neto, foi indicado pela Câmara dos Deputados a receber a Medalha de Mérito Legislativo da Casa por sua ação na Bienal do Livro do Rio no início deste mês.
Após a polêmica criada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que julgou inadequado um gibi onde dois herois se beijavam, e resolveu censurar a obra. Após a censura do prefeito, Neto resolveu comprar 14 mil livros com temática LGBTQi e distribuiu de graça na feira.
“Ação de coragem e posição de liderança num cenário conturbado e marcado por tentativa de calar a diversidade com base em censura deve ser reconhecida e aplaudida”, diz o texto de autoria do deputado federal Mário Heringer (PDT-MG), Segundo Secretário da Câmara.
Ao receber a notícia, o youtuber disse que está muito agradecido, e voltou a falar que vem sofrendo ataques nas redes. “Estou passando por tantos ataques nesse momento, tanta violência e agressões virtuais, que ser agraciado com a medalha mais importante do poder Legislativo é uma honra e uma alegria indescritíveis”, disse em nota divulgada pela assessoria do empresário.
Felipe Neto receberá a medalha em cerimônia de entrega no dia 20 de novembro. A honraria é a mais alta condecoração da esfera da Câmara dos Deputados, e a primeira dada a um digital influencer.