Um dos mais respeitados marqueteiros políticos de Goiás, o publicitário Air Seabra, diz que o atual cenário deve exigir um olhar muito mais clínico e atento, quando o assunto é a estratégia de comunicação com o eleitor durante as eleições deste ano, em razão do cenário da pandemia.
“Devemos fazer uma profunda reflexão sobre o eleitor, uma vez que percebemos que a vida é muito frágil e o inimigo é invisível e poderoso”, explica o Seabra. Para o experiente publicitário, o uso das ferramentas que a tecnologia hoje nos proporciona, terá um papel fundamental dentro desse todo esse processo. “Se nas últimas eleições de 2018 a mídia digital teve um papel extremamente importante nas estratégias de comunicação, esse ano será decisiva sua participação no resultado final”, afirma Air.
Porém, ele ponderá que será necessário saber dosar bem o novo com o antigo. Para ele, os meios tradicionais de comunicação ainda gozam da credibilidade e fidelidade por uma grande parcela do eleitorado, e jamais podem ser desprezados.
Outro desafio a ser enfrentado nesse atual cenário, é a aversão da população pela política. “Infelizmente, uma grande parte da população, hoje tem uma tendência a se manter distante do processo político. Muitos, nem querem falar ou ouvir sobre política. E claro, os culpados de tudo isso, são os maus políticos que fazem da vida pública um verdadeiro desserviço para a população com a prática da corrupção.” Segundo ele, nas últimas eleições, o crescente percentual de votos brancos, nulos e a abstenções, deixa claro a insatisfação da população com a classe política.
Ele alerta que “ficar de fora” não é melhor remédio. “As pessoas têm que perceber que esse desinteresse popular favorece somente os políticos mal intencionados.” Por isso, ele afirma que informar bem e esclarecer a população, também é papel imprescindível do marketing político. Por isso, independente de qual ferramenta se usa para chegar ao eleitor, o mais importante ainda é o conteúdo".
Seabra coloca ainda que não importa o veículo que vai ser usado para o candidato se comunicar, e que o mais importante de fato é o conteúdo da mensagem para alcançar o resultado almejado. "A vitória é mais do que uma ação do destino, é um ato da vontade humana.” finaliza Air Seabra.
Air Seabra
Air Seabra é formado em Publicidade e Marketing em São Paulo e especializou ao longo do tempo em marketing político, além de conquistar vários prêmios em publicidade, atendendo vários clientes de grande porte por todo o Brasil. No marketing político já realizou várias campanhas pelo Brasil a fora. Em Goiás, já tem em seu currículo o comando de campanhas de nomes como Marconi, Henrique Meirelles, Paulo Roberto Cunha entre outros.