Durante audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (21) o ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), Augusto Heleno, ressaltou que as críticas de "nações estrangeiras" sobre o desmatamento na Amazônia buscam "prejudicar o Brasil e derrubar o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Apesar da declaração, o ministro não especificou nomes. As informações são do G1.
"Não podemos admitir e incentivar que nações, entidades e personalidades estrangeiras, sem passado que lhes dê autoridade moral para nos criticar, tenham sucesso no seu objetivo principal, obviamente oculto, mas evidente para os não inocentes, que é prejudicar o Brasil e derrubar o governo Bolsonaro", avaliou o ministro Augusto Heleno.
Conforme a reportagem, a fala do ministro ocorre durante ato do STF que debateu ação feita por quatro partidos sobre a demora na efetivação do governo com relação aos recursos do Fundo do Clima, parado desde 2019.
De acordo com a matéria, Bolsonaro realizará um discurso na assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), transmitido por vídeo nesta terça-feira.
Conforme o G1, personalidades e entidades brasileiras e estrangeiras criticam a forma como o Brasil orienta a política ambiental desde o ano passado. Mas últimas semanas, países da Europa apontaram observarem pouco compromisso do governo do Brasil com a questão ambiental. Segundo eles, é um impasse para a concretização do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.