Escritório Alencar Lopes Esteves Sociedade de Advogados declarou seu apoio ao pré-candidato à OAB-GO Rafael Lara. Representatividade, liderança, incentivo à educação e o trabalho exitoso à frente da ESA-GO foram os motivos elencados para a escolha
Na noite desta segunda-feira, 20, o pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO) Rafael Lara Martins participou de um jantar promovido pelo escritório Alencar Lopes Esteves Sociedade de Advogados, para apresentação do Movimento Compromisso com a Advocacia. Na ocasião, estiveram presentes mais de 50 advogados e advogadas, que puderam conhecer um pouco mais sobre as propostas e projetos do Movimento encabeçado por Rafael Lara.
Em suas manifestações de apoio, os profissionais elencaram e enalteceram alguns atributos de Lara como motivos para a escolha de quem gostariam de ver como o próximo presidente da seccional goiana. Dentre eles a representatividade, a liderança, o incentivo à educação e o trabalho exitoso à frente da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO), da qual Rafael Lara é hoje o diretor-geral. O pré-candidato atual também como conselheiro federal.
Para o advogado e sócio do escritório Henrique Esteves, eleger outro candidato que não Rafael Lara seria um retrocesso para a advocacia goiana. “O Rafael representa tudo aquilo que a advocacia necessita e que a sociedade hoje espera de um presidente da OAB. Primeiro, ele representa a continuidade de um excelente trabalho que está sendo feito na OAB, encabeçado pelo presidente Lúcio Flávio, que há seis anos tem revolucionado a Ordem. E isso tem que ser continuado, não podemos voltar para trás. Além disso, o Rafael já se mostrou um grande líder e uma grande pessoa, de representatividade", afirmou.
Esteves reconheceu que a gestão ESA tem sido exemplar e que isso prova o total preparo do pré-candidato para administrar a Ordem em Goiás. "Ele [Lara] mostrou sua força e sua energia à frente da ESA. Uma Escola que antes caminhava a passos lentos e que hoje se mostrou uma grande Escola, entregando mais de cem mil certificados nesses últimos seis anos. Isso é muito mais que muitas escolas e até, arrisco dizer, faculdades por aí. Ele, realmente, tem levado a educação à advocacia goiana. E ele tem essa força para fazer muito mais, não só pela ESA, mas por toda a OAB, por todo o estado de Goiás e por toda a sociedade”, concluiu o advogado.
Marcella Leite de Andrade é também advogada e sócia do escritório. Para ela, a principal característica que faz de Rafael a pessoa mais certa para liderar a instituição goiana é a atenção e importância que ele dá às causas das minorias. “Além da necessidade de valorização da advocacia, eu, como mulher, tenho ainda uma maior necessidade, a de que essa minha condição seja respeitada. Nós encaramos um ambiente de muita subestimação e assédios. Então, é preciso um candidato que esteja aberto a dar voz a todas essas questões, que esteja voltado à inclusão, tanto da advogada mulher, quanto das outras minorias. É extremamente relevante que um candidato levante essas bandeiras hoje. E, obviamente, o Rafael tem se mostrado um ótimo gestor e eu acredito muito na necessidade de continuação desse trabalho que tem sido realizado pela atual gestão”, explicou Marcella.
Para Victor Alencar de Mendonça, professor, advogado e sócio do escritório, é o incentivo à educação que salta aos olhos na atuação de Rafael Lara. “A educação, pra mim, é o ponto chave, é a coisa mais importante de todas, é a forma como eu mais me sinto contribuindo com a sociedade. O trabalho que o Rafael deixou na Escola Superior de Advocacia fez com que nosso apoio fosse, praticamente, automático. Não só por conhecer o Rafael e saber dos seus valores pessoais, da forma como ele enxerga a vida e a profissão e o compromisso com a advocacia. Mas, acima de tudo, foi pelo trabalho e pelo legado que ele deixou à frente da ESA, isso fez com que nós, sem sombra de dúvidas, automaticamente o apoiássemos”, contou Alencar.
O advogado e também sócio Ariel Uarian enxerga em Rafael Lara a continuação dos avanços dos últimos dois triênios na OAB-GO. "Rafael é uma pessoa que é capaz de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão e de enfrentar os novos desafios que se apresentam para a advocacia goiana, especialmente num contexto de retomada pós-pandemia. A gestão do Lúcio Flávio inseriu a OAB-GO no século XXI, modernizou práticas e trouxe grandes conquistas para a categoria, bem como resgatou a confiança e o orgulho da advocacia na Ordem", disse o advogado.
Para o sócio Thiago Camargo, Lara tem uma "história de vida, de superação e de muito trabalho", a qual representa a grande maioria da advocacia goiana. "Por isso, ele é capaz de compreender melhor as dificuldades por que passam os advogados e advogadas do estado de Goiás", completou. Sobre a gestão do Lúcio Flávio, Thiago afirma que "foi uma das melhores da história da OAB-GO, pois modernizou e implementou ações que pareciam impossíveis antes, vide a Procuradoria de Prerrogativas, que foi implantada com êxito e é motivo de exemplo para diversas outras seccionais".